15 maio 2018

Sucesso em Curitiba – Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual realizada em 14.05.18

Sucesso em Curitiba! Realizada em 14 de Maio de 2018, no Auditório do Setor de Saúde da UFPR (Campus Jd. Botânico), o evento reuniu estudantes, docentes, e profissionais do setor da saúde no Auditório do Setor de Saúde da UFPR e Homenageou profissionais de destaque em atividades de prestação de serviço, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas do Estado.

APRESENTAÇÃO (Download): LAURO MORETTO  / HENRY SUZUKI

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Este projeto tem por objetivo expor aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo.

Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual aplicados às Ciências Farmacêuticas.

A mesa de abertura do evento foi composta por: Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, Dr. Valmir de Santi – Conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Lauro Moretto Presidente Emérito, Dr. José Stori – Delegado pelo Paraná da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, e o membro da Agência de Inovação da UFPR, Alexandre Moraes.

O Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

Durante a Oficina, profissionais destaques em atividades de prestação de serviço, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas foram homenageados pela ACFB com a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”.

Nesta oportunidade, a Láurea foi outorgada pelo Prof. Dr. Lauro Moretto e o Prof. Dr. José Stori, receberam a homenagem os ilustres Srs. (as):

DENNIS ARMANDO BERTOLINI, Graduado em Farmácia e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Ciências pela UNIFESP. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos temas: hepatite B, hiv/aids, hepatite C, prevalência, genotipagem, resistência ao tratamento. Foi Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná – CRF-PR de 1993 a 1994 e de 2006 a 2007. É Conselheiro Federal Suplente no Conselho Federal de Farmácia – CFF, pelo estado do Paraná.

EVERSON AUGUSTO KRUM  (representado pelo Dr. Sérgio Satoru Mori), graduado em Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Análises Clínicas pela USP e doutorado em Hematologia pela UNIFESP. Atualmente é Diretor Geral do Hospital Universitário dos Campos Gerais (ligado à Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Vice-Presidente da Fundação de Apoio da UEPG, Universidade da qual é Professor e da qual exerceu diversas posições de liderança, incluindo os cargos de. Coordenador do Curso de Farmácia. Coordenador do curso de especialização em Hematologia, Diretor Adjunto do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, chefe da SCTAS e Diretor Acadêmico do Hospital Regional de Ponta Grossa. Além disso, também foi Presidente do CRF-PR de 2002 a 2005.

MARCELO IVAN MELEK, Graduado em Direito e em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Mestre em Educação, Doutor em Direito Socioambiental pela PUC-PR e Pós-Doutorando em Direito do Trabalho pela Universidade de Sapienza (Roma). Atualmente, exerce atividades como Advogado e como Professor Pesquisador da Universidade Positivo. Também é Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Vogal da Junta Comercial do Paraná. É Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná e trabalhou ativamente no Projeto de Logística Reversa de Medicamentos no Paraná.

 

MARCUS JULIUS ZANON, Advogado e Agente de Propriedade Industrial, é o atual Gerente da Agência Paranaense de Propriedade Industrial – APPI do Tecpar (da qual foi um dos Fundadores). Também é Coordenador da Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual, Diretor Técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC e Coordenador do Núcleo de Inovação do Paraná – NITPAR. Seu espírito de liderança se reflete não só na esfera nacional, mas também internacional, por exemplo pela Coordenação do Projeto: “Rede Ibero Americana de Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica Competitiva” e seus trabalhos no “Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo – CYTED”.

MAURICIO TURKIEWICZ, Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Oeste Paulista e Especialização em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e em Citologia Clínica pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (2006). Atualmente é Diretor Técnico do Laboratório LABCELL Citologia Diagnósticas Ltda, Presidente da Associação Paranaense de Farmacêuticos – ASPAFAR, Coordenador da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PR e Membro do Grupo de Trabalho sobre Citologia do CFF.

 

MICHELE CAPUTO NETO, É farmacêutico e servidor público da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná desde 1985. Foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor-geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No município de Curitiba, foi duas vezes Secretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos. Secretário de Saúde há mais tempo no país, acumula grande experiência técnica e política, o que se reflete em sua eleição, por unanimidade, como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS para a gestão 2017/2018.

MIRIAN RAMOS FIORENTIN, Farmacêutica formada pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Especialista em Vigilância em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Paraná. Seu histórico profissional chama atenção pela diversidade e multiplicidade de cargos e atividades realizadas: Atuou em Farmácia Comunitária, foi docente do Ensino Médio Público, atuou no PROCON, foi diretora da Vigilância Sanitária Municipal em Toledo e em Cascavel, integrou a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde em Cascavel, chefiou o Departamento Administrativo da 10ª Regional de Saúde, além de atividades no Ministério da Saúde e no CRF-PR, como fiscal e dirigente em diversas posições. Atualmente é Presidente do CRF-PR e integra o Grupo de Trabalho de Vigilância Sanitária no Conselho Federal de Farmácia.

NILCE NAZARENO DA FONTE, Graduada em Farmácia Bioquímica, mestrado em Ciências e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, com parte do trabalho desenvolvido na Universidade de Córdoba, Espanha. Entre outras atividades, é professora do Curso de Graduação de Farmácia da UFPR. Também é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) em Farmácia, além de atuar em cursos de especialização e pós-graduação nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Agronomia e Meio Ambiente. Foi diretora da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABENFAR). É membro da Comissão de Educação do CRF-PR, da Comissão de Avaliação dos grupos do Programa de Educação Tutorial do MEC/SESu e da Câmara Técnica de Medicamentos Fitoterápicos (CATEF) do MS/ANVISA.

VALMIR DE SANTI, Farmacêutico. Graduado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista e Mestre em Saúde Pública. Uma liderança em esfera Estadual e Nacional, foi Professor, Coordenador do curso de Farmácia, Chefe do Departamento de Saúde Pública e Representante docente nos Conselhos Superiores da UEPG. Também foi Diretor Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa e Presidente do CRF-PR. Atualmente é Conselheiro Federal de Farmácia, pelo estado do Paraná, Vice-Presidente da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa e, no CFF, é Presidente das Comissões de Questões Profissionais, e de Fiscalização, bem como do Grupo de Trabalho de Saúde Pública. Também é Coordenador do Projeto de Implantação dos Cuidados Farmacêuticos no SUS e Coordenador da implantação do sistema de informatização dos CRF – Farmasis.

ALIX SANDRA MAZZETTO

MAYRA MARINHO PRESIBELLA

MARIA DO CARMO DEBUR

Profa. Dra. IRINA NASTASSJA RIEDIGER também homenageada, foi representada pelas farmacêuticas do LACEN.

FARMACÊUTICAS DO LACEN, Farmacêuticas e pós-graduadas em áreas correlatas com a Biologia Molecular. as “Farmacêuticas do Lacen” deram um importante e grandioso passo no diagnóstico, colaborando com a vitória na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre outras conquistas, desenvolveram metodologia pioneira para detecção simultânea dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, o que possibilitou não só a ampliação do número de exames, maior agilidade e redução de custos, mas também viabilizou a tipagem direta do vírus da Dengue, dispensando a etapa de isolamento viral. Este revolucionário desenvolvimento permitiu ao Governo do Estado ampliar em mais de 20 vezes a capacidade de realização de exames para estas doenças, sendo que o número de diagnósticos já realizados passa de 31 mil, com um inestimável impacto para a sociedade.

HOMENAGEADOS 

Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”

“A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”

Após a outorga da Láurea, o Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki ministrou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

Créditos Fotos: Imprensa CRF/PR

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES: