16 ago 2021

Solenidade Comemorativa e Sessão de Posse da Diretoria Eleita – Biênio 2021-2023, realizada em 13.08.21

Numa emocionante noite de sexta-feira, em 13 de Agosto de 2021, foi realizada a Solenidade Comemorativa de 84. Aniversário da ACFB/ANF e Sessão de  Posse da Diretoria eleita para o biênio 2021-2023, sob a gestão do Acadêmico Michel Kfouri Filho.

Prestigiaram o encontro virtual, diversos profissionais e autoridades do setor de saúde e familiares dos novos Diretores.

A abertura foi realizada pelo Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

LANÇAMENTO – PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL DO COMPÊNDIO FAC-SIMILAR DA PHARMACOPEIA BRASILEIRA

Em comemoração ao aniversário de 84. anos da Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi lançada a publicação da edição especial do compêndio fac-similar da Pharmacopeia Brasileira, comemorativo de seu 1º centenário.

O Acadêmico Prof. Dr. Acácio de Souza Lima Filho, fez a apresentação oficial:

“Apesar das limitações impostas pelas autoridades da Saúde, face à pandemia de COVID-19, a Academia levou adiante vários programas e projetos, concluindo-os com grande brilhantismo. Dentre eles, queremos destacar o programa educacional que, durante 2 anos, ofereceu atividades que contaram com mais de 10.000 participantes. Outro projeto de grande relevância foi o da criação do acervo MEMÓRIA DAS CIENCIAS FARMACÊUTICAS NO BRASIL – Museu virtual da ACFB/ANF, já finalizado e que estará disponível em breve para acesso a todos os interessados.

No entanto, o projeto de maior relevância deste projeto é a edição Fac-Similar da 1ª Farmacopeia Brasileira com seus 3 suplementos. Uma tarefa grandiosa que somente pode ser realizada porque contou com a colaboração de vários membros da Academia, além de patrocinadores e apoiadores.

A 1ª edição da Farmacopeia Brasileira foi apresentada em 1922 no I Congresso Brasileiro de Farmácia, que após revisão foi publicada em 1926. Vale lembrar que Rodolpho Albino trabalhou sozinho durante 12 anos para concluir este trabalho, o qual estava transcrito em 2300 páginas por ele datilografadas.

Este resgate histórico, retrata os esforços de um dos mais brilhantes Presidentes da Associação Brasileira de Farmacêuticos e Patrono de nossa Academia, Rodolpho Albino Dias da Silva, que coloca em relevo o primeiro compêndio de âmbito nacional, contendo a padronização de medicamentos no Brasil.

No web site da Academia www.cienciasfarmaceuticas.org.br estão inseridos os conteúdos de todos os webinares e simpósios realizados, bem como, em breve, o acesso ao acervo da Memória das Ciências Farmacêuticas do Brasil.” 

No web site de nossa Academia estão inseridos os conteúdos de todos os webinares e simpósios realizados, bem como, em breve, o acesso ao acervo da Memória das Ciências Farmacêuticas do Brasil. Convido a a fazerem uma visita.

Clique aqui e assista ao vídeo que registra o trabalho da Academia no resgate da Primeira edição da Farmacopeia Brasileira.

POSSE – DIRETORIA BIÊNIO 2021-2023

Nesta data, encerrou o mandato da atual Diretoria, presidido pelo Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho. Dr. Acácio, juntamente com seus diretores, foram responsáveis pelos programas e projetos realizados de 14 de agosto de 2019 a 13 de agosto de 2021.

Como praxe da tradição, o Acadêmico Acácio de Souza Lima Filho simbolicamente transmitiu o cargo de Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, ao Dr. Michel Kfouri Filho na expectativa de uma excelente gestão junto com novos diretores.

Foram eleitos os acadêmicos, a seguir relacionados e seus respectivos cargos, que formalmente tomam posse nesta oportunidade para o Mandato 2021-2023. 

Clique aqui e acesse as informações sobre as Eleições

– Michel Kfouri Filho – Presidente
– Acácio Alves de Souza Lima Filho – 1º Vice-presidente
– Dante Alário Júnior – 2º Vice-presidente
– Lauro Domingos Moretto – Secretário Geral
– Hilton Oliveira dos Santos Filho – 1º Secretário
– Walker Magalhães Lahmann – Tesoureiro Geral
– Jorge Carlos Santos da Costa – 1º Tesoureiro
– Leonardo de Souza Teixeira – Diretor Social
– Nilce Cardoso Barbosa – Oradora

Conselho Fiscal Efetivos
– Benedito Barraviera
– Carlos Cézar Flores Vidotti
– Eduardo Chaves Leal
Conselho Fiscal Suplentes
– Marco Antonio Stephano
– Maria de Nazaré Costa dos Santos Alencar
– Joao Paulo Silva Vieira

Finalizando a Sessão Solene o Acadêmico Walker Lahmann realizou uma apresentação musical, brindando os convidados com as músicas: What a Wonderful World Dream a Little Dream of Me.

Agradecemos a todos pelas gentis participações.

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia

 YOUTUBE

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Adm: Rua Alvorada, 1289
Vila Olímpia - CEP 04550-004
São Paulo/SP

Sede: Avenida Ipiranga, 324 Edifício Investimento - Bloco C - sobrelojas 03/04
bairro República - CEP 01046-010
São Paulo - SP

Fale com o Presidente

Presidente: Dante Alario Junior
presidencia@cienciasfarmaceuticas.org.br

Presidente Emérito- Dr. Lauro D. Moretto
presidenteemerito@cienciasfarmaceuticas.org.br
Telefone: (11) 2776-3880 / 98447-9833

SECRETARIA

Secretaria:

secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br

Telefone: 11 91427-4941 / 11 99338-5440