11 ago 2017

Solenidade comemorativa 80º Aniversário

SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 80 ANOS
DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL
ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA

Conforme Requerimento nº 884 de 30 de junho de 2017, por iniciativa da VEREADORA EDIR SALES – Vice
presidente da Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada em 11 de Agosto de 2017 no Salão Nobre do Palácio
Anchieta a Solenidade Comemorativa de 80 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia
Nacional de Farmácia.

Numa emocionante e inesquecível noite de sexta-feira, aproximadamente 150 profissionais do setor da saúde, acadêmicos e apoiadores da Entidade prestigiaram o evento.

A Sessão solene iniciou com a entrada do Acadêmico-Presidente Prof. Dr. Lauro D. Moretto juntamente da Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereadora Edir Sales.

O Diretor Social da ACFB, Acadêmico Prof. Dr. Gustavo Éboli, em nome de todos os membros da entidade, deu as boas vindas aos acadêmicos e convidados presentes a cerimônia comemorativa.

Após a abertura das atividades, foi executado o hino nacional pela banda da Guarda Civil Metropolitana.

A mesa de honra foi formada pelo Acadêmico Dr. Caio Romero Cavalcanti, Presidente Emérito, Acadêmico Dr. Pedro E. Menegasso, Presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Acadêmico Dr. Lauro D. Moretto, Vereadora Edir Sales, Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Acadêmico Dr. Walter Jorge Silva João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia e Acadêmico Dr. João Paulo S. Vieira.

O Acadêmico Lauro D. Moretto, Presidente, foi convidado a receber a homenagem prestada pela Câmara Municipal de São Paulo à Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, outorgada pela Vereadora Edir Sales.

Nesta oportunidade, a ACFB homenageou à Câmara Municipal de São Paulo, através da Dra. Edir Sales outorgando-lhe os Medalhões Comemorativos.

CONFERÊNCIA MAGNA

Dando sequência as atividades previstas na programação, a Acadêmica Prof. Dra. Silvia Storpirtis, Membro Titular da Academia, cadeira nº 11, proferiu a conferência magna “Farmácia Clínica”, um dos mais fascinantes temas da atualidade.

Veja a Apresentação

OUTORGA DE MEDALHAS JUBILEU 75 ANOS DA ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA

A diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia deliberou criar em 2012 a medalha comemorativa do 75º aniversário de sua fundação, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, profissionais que atuam em entidades associativas e diretores de instituições de ensino, bem como a autoridades, em reconhecimento às suas relevantes contribuições.

Esta medalha é uma configuração reduzida da insígnia atual da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. Contém em sua parte central a taça símbolo da Farmácia, circundada pela inscrição Academia Nacional de Farmácia e a inscrição 1937-2012. Está estampada em metal banhado em ouro.

A primeira solenidade de outorga da Comenda aos homenageados foi feita em 2012 e sucessivamente até 2016. Nesta edição encerra-se o ciclo de outorga desta comenda. A partir do próximo ano será instituída a comenda comemorativa de 80 anos da Academia.

Nesta ocasião foram homenageadas mais 8 personalidades, de acordo com os critérios estabelecidos pela Diretoria, distribuídos em 4 grupos:

Membros de Entidades Associativas Farmacêuticas

Foram convidados a outorgar as medalhas o Presidente Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia – Acadêmico Walter Jorge Silva João e o Presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Pedro Eduardo Menegasso, aos ilustres Srs.:

Marcos Machado Ferreira – Veja o currículo

João Samuel de Morais Meira – Veja o currículo

Valmir de Santi. Veja o currículo

Diretores e Professores de Instituição de Ensino

As medalhas foram outorgadas pelo Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto e Acadêmico Prof. Dr. Leon Rabinovitch e Dra. Edir Sales, os homenageados foram os ilustres Profs.:

Dr Gustavo Baptista Éboli – Veja currículo

Elfrides Eva Sherman Schapoval – Veja currículo

Pesquisadores

Os Acadêmicos Lauro D. Moretto, Dagoberto de Castro Brandão e João Paulo Silva Vieira outorgam as medalhas os ilustres Profs. Drs.:

Acácio Alves de Souza Lima Filho. Veja o currículo

Henry Jun Suzuki. Veja o currículo

Finalizando a sessão de outorga das Medalhas do Jubileu de 75 anos, o Dr. Marcos Machado Ferreira foi convidado a prestar pronunciamento em nome de todos os agraciados.

OUTORGA DOS MEDALHÕES COMEMORATIVOS DO JUBILEU DE 50 e de 80 ANOS

O Prof. Dr. João Paulo Vieira anunciou a outorga dos Medalhões, com seu especial agradecimento aos congratulados:

“Segundo um pensador contemporâneo, “O povo que não souber preservar a sua memória histórica, não saberá como alicerçar no porvir, as bases do patriotismo para as gerações vindouras” (João Paulo S. Vieira).

Foi baseado neste axioma, que a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, casa de saber e guardiã da nossa cultura científica, decidiu mandar cunhar uma Medalha Comemorativa dos 80 anos da Instituição, ajuntando-a num mesmo estojo, outra Medalha, que foi editada em 1987, Comemorativa dos 50 anos, em seu Jubileu de Ouro, ocasião em que foram prestadas efusivas homenagens à personalidades, órgãos públicos e empresas gratas.

A exemplo do passado, a atual administração, num solene preito de gratidão, irá igualmente nesta festiva noite de gala, proceder a outorga desse conjunto honorífico aos Membros Mantenedores e Membros Apoiadores que têm em parceria com a Academia, prestado significativo apoio pecuniário, favorecendo destarte, a manutenção das suas atividades socioculturais, encetadas há 80 anos transatos, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, nascida sob os auspícios da Associação Brasileira de Farmacêuticos, e da vontade férrea de cinquenta conspícuos profissionais Farmacêuticos.

Naquele ensejo, era uma invernosa e chuvosa noite de 13 de agosto de 1937, ocasião em que o Conselho Científico da Associação foi reorganizado e recebeu a nova denominação de Academia Nacional de Farmácia.”

MANTENEDORES, APOIADORES E PATROCINADORE

Nesta oportunidade, foram condecoradas com os Medalhões Comemorativos as empresas e entidades que contribuem e apoiam as atividades da ACFB:

Membros Mantenedores

Categoria Diamante:

Jair Calixto, representando o Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo;

Categoria Prata:

Augusto Gerald, representando a empresa B.D.

Walker Lahmann, representando o laboratório farmacêutico Eurofarma

Daniel Fritelli, representando a empresa OMPI

Nivaldo Santos, representando a empresa SCHOTT

Reinaldo Mastellaro, representando o Sincamesp

Daniela Queiroz, representando a empresa Thermo Fisher Scientific.

Apoiadores

Os Medalhões e Certificados foram outorgados pelos Acadêmicos Gerson Antonio Pianetti, José Jeová Marques e Jurandir Auad Beltrão e pelo Acadêmicos Presidente Lauro Moretto.

Aos ilustres Srs.:

Walter Silva Jorge João, representando o Conselho Federal de Farmácia e Conselheiros

Pedro Eduardo Menegasso, representando o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

Luiz Pellegrino, representando a UNIFAR – União Farmacêutica de São Paulo

Dagoberto de Castro Brandão – representando a SBMF – Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica

Nelson Coelho – UP Pharma

Patrocinadores

A outorga dos Medalhões aos patrocinadores foi realizada pelos Acadêmicos José Antonio Batistuzzo, Dagoberto de Castro Brandão e pelo Presidente Lauro D. Moretto.

Luciano Lobo, representando a PROGENÉRICOS – Associação de Medicamentos Genéricos

Regina Araki, representando a ABIMIP – Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição

Dênis Padeiro – representando a Farmacopeia dos Estados Unidos da América do Norte – filial do Brasil.

LANÇAMENTO DA EDIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA PHARMACOPÉA PAULISTA

A solenidade também marcou a reedição comemorativa do centenário da Farmacopeia Paulista que, publicada em 1917, foi o primeiro compêndio farmacêutico compilado no Brasil, fruto do trabalho de João Florentino Meira de Vasconcelos em sua edição original e fruto do trabalho do Acácio Alves de Souza Lima Filho neste belo resgate histórico.

O Acadêmico Marco Antonio Stephano foi convidado a proferir a leitura da Mensagem da Academia em relação ao lançamento da edição comemorativa do 100º aniversario da publicação da Pharmacopéa Paulista.

PHARMACOPÉA PAULISTA – UM RESGATE HISTÓRICO

“A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, por ocasião de seu 80º aniversário, tem a grata satisfação de apresentar a republicação do pioneiro e um dos mais relevantes documentos das Ciências Farmacêuticas do Brasil, a PHARMACOPÉA PAULISTA, publicada e adotada em 1917 pelo Governo do Estado de São Paulo.

A edição da Pharmacopéa Paulista, primaz publicação do gênero no Brasil, atendeu ao apelo feito por um grupo de farmacêuticos no 1º Congresso de Medicina Paulista, realizado em 1916, para que fossem resolvidos os problemas relacionados com a falta de padronização de medicamentos no Estado de São Paulo.

A Comissão da Pharmacopéa Paulista foi constituída pelos Professores João Florentino Meira de Vasconcellos (Presidente), Firmino Tamandaré de Toledo Júnior (Secretário), Christovam Buarque de Hollanda, Luiz Manoel Pinto de Queiroz, José Malhado Filho, pelos Farmacêuticos Joaquim Maynert Kehl e José Alfredo Varella. Ainda colaborou com a Comissão o Dr. Arthur Neiva, o Professor José Valeriano de Souza, o Professor Dr. Henrique Lindenberg, o Professor General Augusto Cezar Diogo, o Dr. João Xavier da Silveira, o Farmacêutico João Florentino Meira de Vasconcellos Netto.

Destarte, é com ingente regozijo que este sodalício republica esta preciosidade, patrimônio da nossa cultura científica Farmacêutica e Médica, numa novel edição totalmente recuperada de um compêndio original. A reprodução e o relançamento por ocasião das Comemorações do Centenário de sua primeira e única edição, é uma contribuição desta Academia para a recuperação de um acervo que ficará doravante ao dispor de tantos quantos queiram conhecer o nível do conhecimento da Farmácia Galênica dos primórdios do século XX, olvidado pela natural languidez dos anos.

Este projeto foi viabilizado por iniciativa do Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho, apoiado pela Diretoria e quadro associativo, contando com o apoio dos Patrocinadores Biolab Sanus Farmacêutica, Sindusfarma e dos Membros Mantenedores E.M.S., Bioccad, Becton & Dickson, Eurofarma, Nurenberg Messe, Thermo Fischer, OMPI, SCHOTT, SINCAMESP, e apoiadores Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, ABCFARMA, Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, União Farmacêutica, ABIMIP, PROGENÉRICOS e USP BRASIL”.

SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA – ELEITA PARA O MANDATO 2017-2019

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia elege seus dirigentes a cada período de 2 anos. Em 5 de agosto de 2017 o corpo associativo elegeu a chapa que concorreu às eleições governativas, para o mandato no período de 13 de agosto de 2017 a 13 de agosto de 2019.

Nesta data, o Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto transmitiu o cargo de Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia ao Acadêmico Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira.

Acadêmico Prof. Dr. Lauro Moretto – Atual Presidente Emérito da ACFB

Acadêmico Prof. Dr. João Paulo S. Vieira novo Presidente da ACFB

Discursos na íntegra.

Os novos diretores assinaram publicamente o Termo de Posse e receberam as congratulações de todos os convidados.

A nova Diretoria é composta pelos Acadêmicos (as):

Presidente: João Paulo Silva Vieira

1º Vice Presidente: Lauro Domingos Moretto

2º Vice Presidente: Acácio Alves de Souza Lima Filho

Diretor Secretário Geral: Eduardo Chaves Leal

Diretor 1º Secretário: Gustavo Baptista Éboli

Diretor Tesoureiro Geral: Leon Rabinovitch

Diretor 1º Tesoureiro: Jurandir Auad Beltrão

Diretor Social: Marco Antonio Stephano

Diretor Orador: Gerson Antonio Pianetti

Conselho Fiscal – Efetivos

Presidente: Dagoberto de Castro Brandão

1º Vice: João Massud Filho

2 Vice: Nilce Cardoso Barbosa

Conselho Fiscal – Suplentes

José Jeová Freitas Marques

Henry Jun Suzuki

Silvia Storpirtis

HOMENAGEM ESPECIAL

A Diretoria da Entidade surpreendeu o Presidente-Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto outorgando-lhe a Medalha do Jubileu em reconhecimento a todo o trabalho que prestou frente à Presidência da ACFB.

Os Acadêmicos Dr. Caio Romero Cavalcanti e João Paulo Vieira foram os responsáveis em entregar-lhe a homenagem, a qual muito emocionado agradeceu.

Nesta ocasião, houve o reconhecimento público aos trabalhos daqueles que atuam na retaguarda da Academia, a Sra Raima Nunes da Sede do Rio de Janeiro representada pela Sra. Regina Cavalcanti e da Raquel Toledo de São Paulo.

AGRADECIMENTOS

Ao encerrar a Solenidade foram registrados os especiais agradecimentos às empresas e entidades que se associaram à Academia para o projeto de republicação da edição comemorativa da Pharmacopéa Paulista, que estão destacadas nas páginas que antecedem o texto da reprodução do compêndio, ao SINDUSFARMA, à BIOLAB-SANUS, ao Conselho Federal de Farmácia e ao Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e Unifar.

Cordiais agradecimentos aos Membros Mantenedores da Academia, já nominados, às entidades que possuem acordos de cooperação e que prestigiam as atividades da Academia e a todos que prestigiaram a Solenidade.

À nova Diretoria muito sucesso e plenas realizações.

COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

Após a Solenidade foi realizado o coquetel no Restaurante-Escola na Sede da Câmara Municipal de SP, onde foram distribuídos a todos os participantes os exemplares da Phamacopéa Paulista – edição do centenário de sua publicação.

Imprensa:

Academia Nacional de Farmácia comemora 80 anos

http://portal.crfsp.org.br/index.php/noticias/8935-80-anos-da-academia-de-ciencias-farmaceuticas-do-brasil.html

http://sindusfarma.org.br/cadastro/index.php/site/ap_noticias/noticia/1727

Crédito das Fotos:

Fábio Franci

https://photos.google.com/u/1/?pageId=none

João Iosikasu Maeda

https://goo.gl/photos/VG1CMTHqQ6irpbpR9

https://goo.gl/photos/yNdZibKU1UUpYqKU9

https://goo.gl/photos/CFHK1gopZNScZAwo6

https://goo.gl/photos/TVfaeCWgwmiLPVDc7