31 ago 2018

Retrospectiva – Sucesso Total em Natal! A Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual reuniu especialistas, estudantes no dia 24/08/18 no Rio Grande do Norte

No dia 24 de Agosto de 2018, foi realizada a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Rio Grande do Norte– Auditório Otto de Brito Guerra, Reitoria – Campus Central.

O evento contou com a participação  estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Nesta Oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, outorgou a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais de destaque do Estado, receberam a Homenagem os ilustres Srs. (as).: 

Profs. Drs. ÁDLEY ANTONINI NEVES DE LIM, ANTONIA CLAUDIA JÁCOME CÂMARA, ARNÓBIO ANTÔNIO DA SILVA JÚNIOR, EDUARDO AZEVEDO, FERNANDA NERVO RAFFIN, LENIRA DA SILVA COSTA, MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA, SALES DE ARAÚJO GUEDES e SÓCRATES EGITO.

HOMENAGEADOS – LAUREA – NATAL 24_08_2018

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da Academia de Farmacêuticas do Brasil, em 29 de março de 2016, para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins. João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu em 1865, na cidade do Pilar, na então província Paraíba do Norte. Diplomou-se em Farmácia em 1886 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de Campinas, São Paulo, com a “Farmácia Meira”, a qual foi transferida posteriormente para a cidade de São Paulo, onde começou a exercer também atividades políticas, seguindo os passos de seu pai. Em 1896 fundou a “Sociedade Farmacêutica”, a qual presidiu com brilhantismo. Essa Sociedade foi a semente da “Escola Livre de Farmácia”, fundada em 12 de outubro de 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, embrião da atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

“O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”

Clique aqui para fazer o download da apresentação 

Dando sequência as atividades, o Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

“A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes” 

Clique aqui para fazer o download da apresentação

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

A biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, através da Sra. Adriana Alves Dias e do Prof. Arnóbio Antônio da Silva Júnior, recebeu os exemplares da reedição da primeira Farmacopéia publicada em 1917, e o livro recém lançado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, 80 anos Histórias de Ideais e Conquistas para fazer parte do acervo.

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

 

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES:

 DOWNLOAD

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Adm: Rua Alvorada, 1289
Vila Olímpia - CEP 04550-004
São Paulo/SP

Sede: Avenida Ipiranga, 324 Edifício Investimento - Bloco C - sobrelojas 03/04
bairro República - CEP 01046-010
São Paulo - SP

Fale com o Presidente

Presidente: Dante Alario Junior
presidencia@cienciasfarmaceuticas.org.br

Presidente Emérito- Dr. Lauro D. Moretto
presidenteemerito@cienciasfarmaceuticas.org.br
Telefone: (11) 2776-3880 / 98447-9833

SECRETARIA

Secretaria:

secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br

Telefone: 11 91427-4941 / 11 99338-5440