07 mar 2018

Retrospectiva: Cuiabá/MT – Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”

Imprensa : http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/39937/Varzeagrande

http://crfmt.org.br/cuiaba-sedia-evento-de-inovacao-farmaceutica/

Realizada em 07 de março de 2018, na Sede da Universidade Federal de Farmácia – Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis FAeCC, Eixo 7, o evento reuniu estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde do Estado.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Este projeto tem por objetivo expor aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo.

Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual aplicados às Ciências Farmacêuticas.

A mesa de abertura foi composta pelos Profs. Drs. PROF. OLIVAN DA SILVA RABÊLO (Diretor de Inovação da UFMG), STELA REGINA FERRARINI (Professora do Curso de Farmácia da UFMT, Campus Sinop, representando todos os professores dos cursos de farmácia aqui presentes), DR. ALEXANDRE HENRIQUE MAGALHÃES (Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso) e o DR. JOSÉ RICARDO ARNAUT AMADIO (Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Mato Grosso).

O Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

Após a primeira palestra foi Outorgada a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” a profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins, foram homenageados os Srs. (as): Alexandre Henrique Magalhães, Celio Fernandes , Edson Chigueru Taki , Guilherme Luz Emerick , José Ricardo Arnaut Amadio , Kelli Carneiro De Freitas Nakata, Marinette Borges Da Silva e Wilsione José Carneiro.

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES: