11 jun 2018

Retrospectiva Bahia – 11.06.2018 – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Especialistas em Inovação se reuniram na UFBA em Salvador no dia 11/06/2018 – Sucesso Total no Encontro!

Imprensa – CRF/BA

Apresentação – Prof. Dr. Lauro D. Moretto

Apresentação Prof. Dr. Henry Suzuki

Evento inédito e exclusivo em Salvador, no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFBA, reuniu  docentes, pesquisadores e especialistas do setor de Inovação.

A Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual organizada pela ACFB em parceria com o CFF (Conselho Federal de Farmácia), e o apoio do Conselho Regional e Instituições do Estado, disseminou conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. O encontro, também, cumpriu com o objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

Iniciando as atividades, o Ministrante e Mestre de Cerimônias do Evento Prof. Dr. Henry Suzuki convidou os Srs. PROF. LAURO DOMINGOS MORETTO, Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, DR. MÁRIO MARTINELLI JÚNIOR, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, PROF. ALTAMIRO JOSÉ DOS SANTOS, Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado da Bahiae a PROFA. TANIA FRAGA BARROS , Diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA a fazerem parte da mesa de honra.

Nesta oportunidade registrou os agradecimentos à comissão de organização deste Encontro e ao apoio que recebido pela UFBA. Especialmente, aos seguintes Professores: Prof Olival Freire Junior – Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação Profa. Joice Neves Reis Pedreira – Coordenadora de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (Farmacêutica), Profa. Angela Machado Rocha – Chefe do Núcleo Inovação Tecnológica – NIT/UFBA.

INOVAÇÃO FARMACÊUTICA

O Presidente Emérito da ACFB, Prof. Lauro Moretto, ministrou a primeira palestra expondo os dois primeiros tópicos do programa: – Apresentação da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia e, em seguida, a conferência: – O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica.

Outorga da Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”

Nesta oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil outorgou a Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, aos profissionais do Estado da Bahia que se destacaram em suas atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins.

Receberam a homenagem os ilustres Srs. (as):

🔹PROF. ALTAMIRO JOSÉ DOS SANTOS – Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado da Bahia
🔹PROFA. CRISTINA MARIA ASSIS – Doutora em Ciências Moleculares / Professora Titular do IQ/UFBA
🔹PROFA. FERNANDA WASHINGTON LIMA – Doutora em Biologia Celular e Professora Titular da UFBA.
🔹PROF. FRANCISCO PACHECO – Mestre em Saúde Pública e Professor da UFBA e UNEB
🔹PROF. GESIL SAMPAIO – Mestre e Doutor em Física de Plasmas / Professor da UESC
🔹PROFA. JANICE IZABEL DRUZIAN – Doutora em Ciência de Alimentos e Professora da UFBA
🔹Dr. LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA E SILVA – Mestre em Atenção Farmacêutica Integral e Diretor do IBDH
🔹DR. MÁRIO MARTINELLI JÚNIOR – Presidente CFR/BA
🔹DR. OLAVO SOUZA RODRIGUES – Mestre em Biotecnologia / Diretor Adjunto de P&D.
🔹PROF. RICARDO DAVID COUTO – Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFBA.
🔹PROFA. TANIA FRAGA BARROS – Diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA.

Após a outorga o Acadêmico Prof. HENRY SUZUKI ministrou as palestras sobre: A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes, Uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

AGRADECIMENTO:

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

APOIADORES:

MANTENEDORES: