03 dez 2018

Retrospectiva – 09.11.2018 – SOLENIDADE DE POSSE – Profs. Drs. Glauce Socorro de Barros Viana, Maria Elisabete Amaral de Moraes e Manoel Odorico de Moraes Filho

Numa emocionante e inesquecível noite de sexta-feira, em 09 de Novembro de 2018, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Cearáfoi realizada a Solenidade de Posse de três novos Acadêmicos Titulares.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, através do seu Diretor Social – Prof. Dr. Marco Antônio Stephano, deu as boas vindas aos Acadêmicos e convidados presentes.

Para dar inicio oficial a Solenidade, o Acadêmico Doutor João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia, foi convidado a presidir e compor a Mesa Diretora dos trabalhos.

A mesa de honra foi composta pelos ilustres Srs.: Henry Suzuki (Acadêmico Titular da ACFB); Everardo Albuquerque Meneses (Vice Presidente da Academia Cearense de Farmácia);  Fátima Maria Fernandes Veras (Reitora Da Universidade de Fortaleza – Unifor), João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB); Henry Campos De Holanda (Reitor Universidade Federal do Ceará); José Albérsio De Araújo Lima (Academia Cearense de Ciências) e Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral – ACFB).

Conforme protocolo do Ato Solene, todos foram convidados a ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

Cumprindo a tradição, o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia proferiu sua saudação inicial. 

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados; Minhas Senhoras e meus Senhores, Autoridades; Prezados Acadêmicos presentes. Boa noite a todos! A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, cumprindo o seu desiderato de difusora e guardiã da Cultura Farmacêutica no País, transfere temporariamente sua sede da Maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro, para esta turística cidade de “Fortaleza de Nova Bragança”,  a aprazível, acolhedora e progressista cidade de Fortaleza, cujo nome remonta ao século XVII, quando da invasão dos batavos que aqui ergueram o Forte Schoonenborch.

Região que indubitavelmente nos trás a lembrança de grandes personalidades da política e máxime da literatura Pátria, como Raquel de Queiroz, Capistrano de Abreu, Gustavo Barroso e José de Alencar, o grande nacionalista e indigenista que  imortalizou estas paragens em seus livros O Guarani, Iracema, Ubirajara entre muitos outros.

E hoje, aqui se encontra nesta cidade de Fortaleza, pela vez primeira, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil a fim de proceder à posse em nosso sodalício e dar reconhecimento e testemunho  ao edificante trabalho de profissionais  do jaez da Doutora Glauce Socorro de Barros Viana, da Doutora Maria Elisabete Amaral de Moraes e do Doutor Manoel Odorico de Moraes Filho, que se alteiam em suas lides rotineiras na docência superior, levando o lume de suas sabenças aos jovens estudantes  cearenses, que veem abeberar-se dos doutos conhecimentos  legados pelos nossos preclaros homenageados da noite de hoje.”

Os Acadêmicos Doutor Henry Jun Suzuki, Doutor Eduardo Chaves Leal e o Doutor Gerson Antonio Pianetti, da Comissão de Recepção,  foram convidados para se dirigirem à ante sala e conduzirem os novéis Acadêmicos para o salão.

Chegou o tão esperado momento da Posse, os Novos Acadêmicos realizaram a leitura do Compromisso Protocolar.

  • Prometo respeitar e fazer respeitar os princípios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da Academia De Ciencias Farmacêuticas Do Brasil/Academia Nacional De Farmácia.
  • Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com os meus confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta Academia.

– A Doutora Glauce Socorro de Barros Viana, ocupou a Cadeira de número 71, que tem como Patrono o Doutor Hélios Homero Bernardi, da Seção de Ciências Naturais.

 

 

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e em Ciências Morfofuncionais,  possui graduação em Farmácia pela UFC (1961), mestrado (1972) e doutorado (1974) em Farmacologia pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e pós-doutorado (1982 / 1984) na Universidade de Maryland (Estados Unidos). É Professora Emérita da UFC e pertence à Academia Cearense de Ciências.

 

 

 

 

 

– A  Doutora Maria Elisabete Amaral de Moraes, ocupou a Cadeira de número 90, que tem como Patrono o Doutor Francisco Paula Cândido, da Seção de Medicina.

 

 

Professora titular de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC,  possui graduação (1976), residência em Clínica Médica e mestrado (1984) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Farmacologia Clínica pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. É integrante dos órgãos The American College of Clinical Pharmacology, American Society of Clinical Pharmacology and Therapeutics e British Society of Pharmacology.

 

 

 

– O Doutor Manoel Odorico de Moraes Filho, ocupou a Cadeira de número 93, que tem como Patrono o Doutor João Vicente de Souza Martins, da Seção de Medicina.

 

Professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, é idealizador e coordenador do NPDM. Possui graduação (1976) e mestrado (1981) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Oncologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Ciências. Está à frente de pesquisas de grande impacto internacional, como a do uso da pele de tilápia como curativo biológico no tratamento de queimaduras.

 

Após oficializarem o compromisso,  receberam a Medalha Simbólica e o respectivo Diploma. 

OUTORGA DA MEDALHA MÉRITO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho

A Academia de Ciências Farmacêuticas Brasil/Academia Nacional de Farmácia, mandou cunhar no presente ano de 2018, a “Medalha Mérito Ciências Farmacêuticas”, no anelo de homenagear personalidades que se sobressaem no meio científico, cultural e empresarial do setor Farmacêutico e das ciências da saúde em geral, rendendo dessarte um preito de gratidão às personalidades que com seu trabalho se fazem merecedores desta outorga, como um prêmio de reconhecimento público pelo seu altruístico trabalho.

Para tanto, o sodalício nesta ensancha e cumprindo um dever de justiça, exaltou o nome de um Farmacêutico ilustre do Estado, na pessoa do Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho, que nesta noite de gala foi o recipiendário da citada Medalha. Trajetória – Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho

Finalizando a Solenidade, a Comissão de Recepção da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, conduziu os novéis Acadêmicos para  o salão de recepção,  onde receberam os cumprimentos protocolares e ofereceram um coquetel de confraternização aos presentes.