10 nov 2017

Porto Alegre – Solenidade de Posse: Dra. Adriana Raffin Pohlmann e Sílvia Stanisçuaski Guterres e outorga das Medalhas comemorativas à personalidades de destaque do Rio Grande do Sul.

Solenidade de Posse

Numa emocionante e inesquecível noite, em 10 de Novembro de 2017, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, deu as boas vindas aos Acadêmicos e convidados presentes, solenemente, e empossou as novéis Membros Titulares.

Doutora Adriana Raffin Pohlmann,
Cadeira de número 12
Patrono o Doutor José Benevenuto de Lima, Seção de Farmácia.

Doutora Sílvia Stanisçuaski Guterres
Cadeira de número 59
Patrono o Doutor Jayme Pecegueiro Gomes da Cruz, Seção de Ciências Naturais

Iniciando as atividades o Acadêmico Doutor João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia, presidiu e compôs a Mesa Diretora dos trabalhos, convidou a fazer parte da Mesa de Honra os ilustres Srs. (as):

– Dr. Lauro Domingos Moretto – Presidente Emérito da ACFB

– Dr. Rui Vicente Oppermann – Magnífico Reitor da UFRGS

– Dr. Henry Jun Suzuki – Membro do Conselho Fiscal da ACFB

– Dr. Celso Figueiredo Bittencourt – Delegado Regional da ACFB/RS

– Dr. Gerson Antonio Pianetti – Orador Oficial da ACFB

– Dra. Elfrides Eva Shermann Schapoval – Membro Titular da ACFB

Cumprindo a tradição, o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia proferiu sua saudação inicial.

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados;

Minhas Senhores e meus Senhores, Autoridades;

Prezados confrades Acadêmicos.

É com muita honra que a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia, transfere sua sede no dia de hoje, da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, para esta aprazível e progressista cidade de Porto Alegre, a vetusta Porto da Viamão, a fim de dar posse como Membros Titulares do sodalício, a Doutora Adriana Raffin Pohlmann e a Doutora Sílvia Stanisçuaski Guterres, ambas, lentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e personalidades de destaque do meio científico gaúcho, como pesquisadoras.

Nossa Academia, desde sua fundação, há exatamente oitenta anos transatos, tem sido arauto no reconhecimento em todos os rincões da Pátria, de profissionais que se exaltam no universo das Ciências Farmacêuticas e das ciências da saúde em geral, tanto que acolhemos em nosso Quadro Associativo, além de Farmacêuticos, também Médicos, Odontólogos, Médicos-Veterinários e outros profissionais afins, que se sobressaem na semeadura das leiras dos seus lavores científicos.

E esse reconhecimento o fazemos em solenidade pública, com jactância, com o espírito em regozijo, pois é “justo e perfeito” exaltar aqueles que se desnudando dos seus interesses pessoais, de uma salutar convivência familiar, se deixam alcatifar no recôndito das suas atividades profissionais, no silentismo dos laboratórios, num lavor anônimo em prol do bem estar e da saúde do seu semelhante.

E, nada é obstante para esta Presidência tecer loas a jaez do trabalho levado a contento pelas nossas homenageadas da noite de hoje, o que muito nos apraz em fazê-lo.

A Doutora Adriana Raffin Pohlmann, é Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, natural desta cidade de Porto Alegre. Possui vasta formação profissional complementar com ampla diversidade de assuntos.

É detentora do título Mestre em Química, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também Doutora em Chimie Therapeutique, pela Université Paris Descartes, obtido na França. Atualmente a Doutora Adriana é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com franca atuação na Faculdade de Farmácia e no Instituto de Química.

Possui extensa produção bibliográfica com mais de duas centenas de trabalhos publicados. Editou livros, tendo ainda participado com dezenas de capítulos de livros, todos de cunho científico.É revisora de dezenas de periódicos nacionais e estrangeiros, especializados em Ciências Farmacêuticas, além de ser membro do Corpo Editorial de vários desses periódicos.

Recebeu a outorga de duas dezenas de destaques entre Prêmios e Títulos, pela sua relevante atividade no meio científico, como pesquisadora.

A Doutora Sílvia Stanisçuaski Guterres, é gaúcha da cidade de Erexim. É graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Obteve o título de Mestre em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, pela mesma Universidade onde se graduou; e o Doutorado em Faculté de Pharmacie, pela Université Paris, França.

Atualmente a Doutora Sílvia é Professora Titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se apresenta com proeminente atuação docente na área de produção e controle de qualidade de medicamentos.

Tem uma importante linha de pesquisa com aplicação da nanotecnologia aos fármacos e medicamentos.

É revisora de periódicos nacionais e estrangeiros, especializados nas Ciências Farmacêuticas.

É também detentora de vários Prêmios e Títulos, angariados com a apresentação de inúmeros trabalhos como pesquisadora.

É membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.Possui extensa produção bibliográfica; tem livros publicados e organizados; além de participação em duas dezenas de capítulos de livros publicados.

Que as nossas duas homenageadas sejam muito bem-vindas ao nosso salutar convívio!”

As novas Acadêmicas prestaram o compromisso protocolar e receberem a Medalha e o respectivo Diploma da Academia e pronunciaram seus discursos e agradecimentos.

O Orador Oficial, Acadêmico Doutor Gerson Antonio Pianetti foi convidado a saudar as novéis Acadêmicas.

Outorga da Medalha Comemorativa à profissionais de destaque

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, casa de saber e guardiã da nossa cultura científica, decidiu mandar cunhar no presente ano de 2017, uma Medalha Comemorativa dos 80 anos da Instituição, ajuntando-a num mesmo estojo, outra Medalha que foi editada em 1987, Comemorativa dos 50 anos, em seu Jubileu de Ouro.

A exemplo do ocorrido em agosto próximo passado, quando das comemorações do 80º Aniversário, em que homenageamos várias autoridades do meio científico, cultural e empresarial, igualmente procedeu a outorga do conjunto honorífico ao Magnífico Reitor, Professor Doutor Rui Vicente Oppermann, à Diretora do Instituto de Química, Professora Doutora Nádya Pesce da Silveira e ao Diretor da Faculdade de Farmácia, Professor Doutor José Ângelo Silveira Zuanazzi, ambos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A homenagem foi outorgada em reconhecimento pelo altruístico lavor de Vossas Senhorias, levado a efeito na formação dos nossos esperançosos jovens estudantes universitários e que se preparam para a atividade profissional.

Homenagem

Nesta oportunidade, foi realizada uma homenagem póstuma ao Diretor Acadêmico Prof. Dr. Gustavo Baptista Éboli, através da Sra. Paula Éboli e familiares.