13 dez 2017

ANF/ACFB – CFF – Sindusfarma – Conferência – Farmácia Clínica: Melhoria da resposta terapêutica por meio da prestação de serviços farmacêuticos

FARMÁCIA CLÍNICA NO BRASIL – 13/12/2017

No último dia 13 de Dezembro, foi realizado o evento: Farmácia Clínica: Melhoria da resposta terapêutica por meio da prestação de serviços farmacêuticos, com a participação de profissionais do setor da saúde.

O encontro ocorreu através do Protocolo de Cooperação Técnica com o Sindusfarma, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e o apoio das Entidades: CRF/SP, ABCFarma, SBMF, Sincofarma, Sinfar/SP, Unifar e USPharmacopeia BR.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Presidente Emérito da ACFB, agradeceu a presença de todos e apresentou os ministrantes e iniciou os trabalhos.

Representando a Vereadora Edir Sales, o assessor Sr. Paulo Silva, apresentou e comentou sobre a Lei Nº 16.739, De 7 De Novembro De 2017 (Projeto De Lei Nº 313/15, Da Vereadora Edir Sales – PSD), o qual dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos pelas farmácias e drogarias, e fixa outras providências. Nesta oportunidade colocou a assessoria a disposição para dúvidas, esclarecimentos, e mais informações sobre o assunto.

Prof. Dr. Tarcísio José Palhano – (Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia – CFF; Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica) apresentou um notável e extraordinário documentário sobre: “A Origem da Farmácia Clínica no Brasil”.

A Contribuição do Conselho Federal de Farmácia para o avanço da Farmácia Clínica no Brasil foi apresentado pela Prof. Dra. Josélia Cintya Quintão Pena Frade (Assessora da Presidência/CFF). Veja apresentação

O Acadêmico honorário Prof. Dr. Devaney Baccarin abordou o impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância. Veja apresentação

Durante o evento todos os participantes receberam as Publicações do Conselho Federal de Farmácia: Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade e o

Guia de Prática Clínica Sinais e Sintomas Respiratórios – espirro e congestão nasal.

Durante todo o encontro os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes e no final do evento foi realizada uma sessão de perguntas e respostas, onde houve uma grande sinergia no ambiente enriquecendo ainda mais o conhecimento deste evento.

Agradecemos a todos pela presença, aos ministrantes pela gentileza das apresentações, aos apoiadores pela atenção e mantenedores pela contribuição.