18 abr 2018

28/03/18 – 08h30 – ANF/ABCF – Sindusfarma: Conferência: BIOFÁRMACOS – Da bioprospecção de moléculas produzidas por micro-organismos extremófilos às estratégias para o desenvolvimento de biobetters

Realizada em 28 de março de 2018 às 08h30, na Sede Social do Sindusfarma, foi realizada a Conferência BIOFÁRMACOS – Da bioprospecção de moléculas produzidas por micro-organismos extremófilos às estratégias para o desenvolvimento de biobetters.

A mesa de abertura foi composta por Acadêmico Titular Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, a Prof. Dra. Carlota de Oliveira Rangel Yagui, o Presidente Emérito Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Adalberto Pessoa Junior e a Profa. Dra. Gisele Monteiro.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias de bioprospecção de biomoléculas com potencial terapêutico a partir de micro-organismos extremófilos, bem como as principais estratégias de biologia molecular e de modificação molecular pós-expressão para aprimoramento do potencial farmacêutico dessas biomoléculas.

Prof. Dra. CARLOTA DE OLIVEIRA RANGEL YAGUI – Apresentação

Prof. Dr. ADALBERTO PESSOA JUNIOR – Apresentação

Profa. Dra. GISELE MONTEIRO – Apresentação

Os ministrantes abordaram a introdução à pesquisa de prospecção de biomoléculas produzidas por micro-organismos extremófilos; as características especiais do cultivo de micro-organismos extremófilos e de geneticamente modificados; o Potencial mercadológico de novos fármacos oriundos da biodiversidade e tendências atuais; as principais estratégias de biologia molecular para viabilizar o emprego de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos como biofármacos, bem como para o aprimoramento dessas biomoléculas.
Foram abordadas também as principais estratégias de biologia molecular para o desenvolvimento de biobetters a partir de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos; de modificação molecular pós-expressão para o aprimoramento do potencial farmacêutico e desenvolvimento de biobetters a partir de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos: peguilação e outras alternativas nanotecnológicas.

Agradecemos aos ministrantes pelas apresentações inovadoras, aos mantenedores pela contribuição e os apoiadores pelo auxilio.

Mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Apoiadores