15 ago 2019

15.08.2019 – I Simpósio IberoAmericano de Ciências Farmacêuticas – Realizado no auditório da FCF/USP

Galeria de Fotos – Fábio France

O I Simpósio IberoAmericano foi realizado no dia 15 de Agosto de 2019 das 14h00 às 17h30 no auditório  “Maria Aparecida Pourchet Campos” da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Barbosa, em nome de todos os Membros desta entidade, deu as boas-vindas aos Acadêmicos e Convidados presentes, o I Simpósio foi organizado como parte integrante das atividades comemorativas do 82º aniversário da ACFB/ANF.

A mesa Diretora dos trabalhos foi formada pelos Acadêmicos: Coronel João Paulo Silva Vieira (Presidente) e Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito).

Para Abertura oficial do I Simpósio Iberoamericano de Ciências Farmacêuticas foi realizada pelo Acadêmico Presidente João Paulo Silva Vieira.

Na sequência foi convidado, o Presidente Emérito Lauro D. Moretto para a saudação.

A Professora Doutora Primavera Borelli – Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo deu as boas vindas e enfatizou a importância da parceria entre a FCF/USP e a ACFB/ANF.

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Barbosa, informou a todos a dinâmica do evento: cinco Conferências de cerca de 30 minutos cada uma, presentadas em um sequencial, sem interrupções, as perguntas aos Conferencistas abertas ao final.

A 1ª Conferência foi realizada pela a Acadêmica Profa. Dra. Adriana Pohlmann: “Medicamentos Obtidos por Nanotecnologia – Desafios e Oportunidades”. Clique aqui para fazer o download

Acadêmica Adriana Pohlmann é graduada em Farmácia e Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Química Terapêutica pela Universidade Rene Descartes, Paris V. Professora Titular Aposentada do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua como Docente Convidada, integrando o Comitê Gestor PRINT CAPES-UFRGS. Formou 23 Doutores e 29 Mestres nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, em Química e em Nanotecnologia Farmacêutica. Publicou mais de 260 artigos científicos, três livros e 22 capítulos de livros. Através do estabelecimento de parcerias, seu grupo de pesquisa desenvolve processos e produtos de interesse dos setores empresariais farmoquímico e farmacêutico, tendo depositado 71 patentes, das quais 28 foram concedidas (Carta Patente). Através da parceria UFRGS-BIOLAB sete produtos nanotecnológicos foram lançados no mercado a partir de 2009. É Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A segunda Conferência foi proferida a Acadêmica Sílvia Storpirtis a proferir a 2ª Conferência intitulada “Farmácia Clínica no Brasil: Avanços e Expectativas”.  Clique aqui para fazer o download

A Acadêmica Sílvia Storpirtis é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, obtendo os Títulos de Mestrado e Doutorado pela mesma Instituição e de Pós-doutorado pela Universidade do Chile. É Professora Associada do Departamento de Farmácia Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e Coordenadora Docente da Farmácia Universitária. Publicou mais de 90 artigos científicos e três livros didáticos nas áreas de Farmácia Clínica, Biofarmacotécnica e Farmacocinética. É Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica e Membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A terceira palestra foi realizada pela Acadêmica Professora Stella Moreno Grau, sobre “Meio Ambiente, Saúde e Epigenética”, “Medio Ambiente, Salud y Epigenética”.Clique aqui para fazer o download

A Professora Stella Moreno Grau é licenciada em Farmácia pela Universidade de Valência – Espanha. Catedrática da Universidade Politécnica de Cartagena – área de Tecnologias do Meio Ambiente e do Departamento de Engenharia Química e Ambiental. Foi Coordenadora do Programa de Doutorado de Engenharia Ambiental e de Processos Químicos Industriais, bem como do Programa Oficial de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Processos Químicos e Biotecnológicos. É Acadêmica Numerária da Academia de Ciências Veterinárias e da Academia de Farmácia de Santa Maria da Região de Múrcia.

A 4ª Conferência, sob o Título “A Cátedra Avenzoar: um Modelo de Cooperação entre a Profissão Farmacêutica e a Universidade”, ”La Cátedra Avenzoar: um Modelo de Coperacion entre la Profesión Farmacéutica y la Universidad” foi proferida pelo Acadêmico Professor Antonio Maria Rabasco Alvarez.   Clique aqui para fazer o download

O Professor Antonio Maria Rabasco Alvarez licenciado em Farmácia pela Universidade de Sevilha, onde obteve o Título de Doutor em Farmácia. É Catedrático e foi Diretor do Departamento de Farmácia Galênica e do Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Sevilha. Atualmente, é Responsável pelo Programa de Doutorado “Farmácia, Ciências do Medicamento e Atenção Farmacêutica”. Atualmente é Diretor da Cátedra Avenzoar da Universidade de Sevilha e vice-presidente do “Programa Farmacêuticos Sem Fronteiras” da Espanha e Vogal de Docência da Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica. É Acadêmico Numerário da Academia Iberoamericana de Farmácia, dentre outros cargas e encargos.

Finalizando as apresentações, o Acadêmico Professor Bartolomé Ribas Ozonas, proferiu a 5ª e última Conferência deste Simpósio, intitulada “Restrição Calórica e Longevidade”, ” Restricción Calórica y Longevidad”.Clique aqui para fazer o download

O Professor Bartolomé Ribas Ozonas é licenciado em Farmácia e em Medicina e Cirurgia pela Universidade Complutense de Madrid, onde, também, obteve o Título de Doutor em Farmácia. Foi responsável pela criação do curso de Doutorado em Neuroquímica na mesma Universidade. Foi Membro de Grupos de especialistas da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde, bem como de instituições científicas na Alemanha e França. Desenvolveu pesquisas e proferiu palestras em vários países, inclusive no Brasil, nas cidades de Botucatu, Bauru e Araraquara no Estado de São Paulo. É Acadêmico Numerário e Secretário Geral da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha e outras três Academias espanholas, assim como é também Membro de outras Academias

Após as perguntas e respostas foi servido um café com aos presentes no hall à saída sala e posteriormente foi realizada a Solenidade de Posse dos três Acadêmicos Correspondentes Estrangeiros. (Espanhóis).

AGRADECIMENTOS:

Registramos mais uma vez nossos agradecimentos aos profissionais pelas participações, aos ministrantes pelas palestras Apresentadas.

Agradecemos à Prof. Dra. Primavera Borelli por toda a gentileza em conceder o auditório da FCF/USP para sediar o evento.

Nossos agradecimentos aos Mantenedores e Apoiadores da ACFB/ANF.

MANTENEDORES:

APOIADORES: