16 maio 2018

Santa Catarina: Sucesso total na Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, realizada em 15/05/18

Realizada em 15 de Maio de 2018, no CCS – Centro de Ciências da Saúde – Auditório da Pós-Graduação em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina, a Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual foi um sucesso! O evento obteve a presença de 100 participantes: estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, com o apoio do Conselho Regional e Instituições do Estado,  organizou este evento inédito e exclusivo com o objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. O encontro, também, cumpriu com o objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

Apresentações para download.LAURO MORETTO / HENRY SUZUKI

INOVAÇÃO FARMACÊUTICA

O Presidente Emérito da ACFB, Prof. Lauro Moretto, iniciou as atividades expondo os dois primeiros tópicos do programa: – Apresentação da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia e, em seguida, a conferência: – O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica.

Outorga da Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”

Após a conferência de abertura, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil outorgou a Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, aos profissionais do Estado de Santa Catarina que se destacaram em suas atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins.

Receberam a homenagem os ilustres Srs. (as):

ADOLFO MOACIR CABRAL FILHO, Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Farmácia Magistral Pela Universidade do Sul de Santa Catarina, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em Psicologia Aplicada a Negócios pela Escola Render. Proprietário da Magistrale Farmácia de Manipulação. Sócio proprietário da Artmed Indústria Farmacêutica e sócio proprietário da Santa Terezinha Indústria Farmacêutica, atualmente é Conselheiro e presidente do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional e presidente da Anfarmag Regional Santa Catarina, associação da qual há muito atua como dirigente nas esferas estadual e nacional.

ARAKEN ALVES DE LIMA, Graduado em Ciências Econômicas e Especialista em Economia Agroindustrial, pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente e Doutor em Economia Aplicada pela UNICAMP. Trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2006, tendo desempenhado funções de coordenação nas áreas de educação e pesquisa, incluindo a Coordenação Geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. Atualmente é docente e pesquisador dos programas de Mestrado e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e desempenha a função de chefe da Seção de Difusão Regional do INPI no estado de Santa Catarina, onde também é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/Ponto focal de Florianópolis/UFSC).

BETINA GIEHL ZANETTI RAMOS, Graduada e Mestre em Farmácia e Especialista em Biossegurança pela UFSC, Doutora em Ciências Químicas pela Universidade de Bordeaux 1- (França), Doutora em Química pela UFSC. Entre outras áreas, tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica e Nanotecnologia, Métodos Alternativos à Experimentação Animal; Segurança em Laboratórios, Propriedade intelectual e Transferência de tecnologia. É Inventora em 9 pedidos patentes. Sócia Fundadora, Vice-Presidente e Diretora Técnica da Nanovetores Tecnologia S.A. foi vencedora do Prêmio “Mulheres que fazem a diferença” na categoria Negócios e é uma figura de destaque em empreendedorismo feminino.

HORTÊNCIA SALETT MULLER TIERLING, Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduada em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ. Entre diversas outras atividades, foi Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina e Membro do Colegiado do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. Fiscal sanitarista em cargo efetivo no Departamento de Vigilância Sanitária de Chapecó, atualmente é Vice Coordenadora do Grupo de Trabalho em Vigilância Sanitária do Conselho Federal de Farmácia. Conselheira suplente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó e Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina.

JOÃO BATISTA CALIXTO, Graduado em Ciências Biológicas pela UnB, Mestre em Farmacologia pela UNIFESP e doutor em Farmacologia pela USP, é professor titular aposentado de Farmacologia da UFSC. Pesquisador nível IA do CNPq é Membro da Academia Brasileira de Ciências, da qual é o atual vice-presidente da região Sul. Também é Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre inúmeros outros feitos, foi eleito duas vezes presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e Coordenou a construção e a implementação do Centro de Inovação em Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) do qual é atual diretor. Com um grande número de publicações científicas, patentes, orientações e participações em comitês e corpos editoriais, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Talvez mais do que os prêmios, merece destaque o fato de ter 03 produtos no mercado e vários outros em estudos clínicos.

KAREN BERENICE DENEZ, Graduada em Farmácia pela UFSC, especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, especialista em Farmácia de Manipulação pela UNIVALI e ANFARMAG, mestre em Assistência Farmacêutica pela UFSC, foi docente dos cursos de farmácia da UNISUL e FURB. Atua no setor magistral há 22 anos, com destaque a atividades em consultório farmacêutico com Práticas Integrativas e é a atual presidente do CRF-SC.

LEA REGINA CONRADO COSTA LIMA, Farmacêutica-Bioquímica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós- Graduada em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras, Pós- graduada em Fitoterapia Integrativa pela FATEC e Especialista em Manipulação Magistral pela ANFARMAG. Entre outras atividades, atuou como Conselheira e Membro da Comissão de Ética do CRF-SC e é atual vice-presidente do Conselho Municipal de saúde de São Miguel do Oeste. Seu espírito empreendedor se reflete, por exemplo, na coordenação da montagem do laboratório de manipulação do curso de farmácia da UNOESC, na fundação da Associação de Farmacêuticos do Extremo Oeste Catarinense e na fundação da Dermobel Farmácia de Manipulação, empresa onde atua como Diretora Técnica. Entre outros reconhecimentos, recebeu o prêmio Talento Empreendedor pelo SEBRAE/SC e a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CRF-SC.

NEY OSVALDO SILVA FILHO, Formado em Ciências Econômicas pela PUC do Paraná, é empresário, Sócio-Proprietário e Presidente do Conselho de Administração da Catarinense Pharma, empresa com tem 72 anos de história na área farmacêutica e que recentemente colheu frutos de esforços em pesquisa e desenvolvimento com a concessão de patentes sobre alguns de seus produtos. Também fundador da empresa ABPLAST, o empreendedor Joinvilense dedica boa parte de sua vida às causas sociais e aos assuntos comunitários. Entre diversas condecorações já recebidas, podem ser citados os títulos de “Amigo da Polícia Civil”, “Amigo dos Bombeiros Voluntários de Joinville”, “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”, “Companheiro Paul Harris – Fundação Rotary Internacional”, “Cidadão Benemérito de Joinville”, “Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina”, “Comenda do Legislativo Catarinense” e “, e o”Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico Brasileiro”.

NORBERTO RECH, Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1985. Por mais de 10 anos atuou no Ministério da Saúde, em diversas posições incluindo: Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica; Assessor Especial do Ministro da Saúde. Mais especificamente na ANVISA, foi Assessor Especial e Adjunto do Diretor Presidente e Gerente Geral de Medicamentos e também foi presidente da Farmacopeia Brasileira.

PAULO ROBERTO BOFF, Farmacêutico-Bioquímico, Mestre em Farmácia e Especialista em Administração pela UFSC, Especialista em Saúde Coletiva pela UNISUL e Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização das Universidades Americanas. No início da carreira, desenvolveu atividades em cargos técnicos e de gerência em farmácia comunitária e farmácia magistral. Posteriormente, atuou como professor e em cargos de coordenação na UFSC e na UNISUL. Seu espírito de liderança se reflete, entre outras atividades, na criação e direção da Agência de Inovação e Empreendedorismo na UNISUL, na coordenação da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Nível Superior (ACAFE) e na integração do Comitê Gestor do Pacto pela Inovação em Santa Catarina. Também, em sua atuação em várias entidades: Entre outras atividades, foi Diretor e Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, Conselheiro no CRF/SC e é o atual Conselheiro Federal por Santa Catarina, eleito para seu terceiro mandato consecutivo.

SOLANGE LUCIA BLATT, Graduada em Farmácia e Bioquímica e Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Farmácia na área de Hematologia pela Universidade de São Paulo. No início da carreira, desenvolveu atividades profissionais em cargos de responsabilidade técnica em Farmácia e em Laboratórios de Análises Clinicas. Atuou como professora na Universidade do Vale de Itajaí, na Universidade Regional de Blumenau e atualmente é docente da Universidade Federal de Santa Catarina em cursos de graduação, especialização e pós-graduação. Entre outros projetos, desenvolvei tecnologias nas áreas de (i) Validação de um conservante químico para líquidos biológicos e (ii) Marcador bioquímico para infiltrações antineoplásicas do Sistema Nervoso Central e (iii) Identificação de Sangue Raro.

TATIANA BARICHELLO, (Representada pela Juliana Lora), Graduada em Farmácia e Bioquímica Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade Católica do Paraná, Mestre e Doutora em Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2011, recebeu o Prêmio da Academia Brasileira de Ciências/UNESCO/L’Oreal para mulheres na Ciência. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desde 2014 também é professora e membro do Comitê de Ética e Bem-Estar dos Animais na Universidade do Texas. Atua em pesquisa na área de Neuroinflamação com mais de 100 artigos publicados em revistas cientificas e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

PALESTRA: PROF. HENRY SUZUKI

A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque a patentes.

Após a outorga o Acadêmico Prof. HENRY SUZUKI ministrou as palestras sobre: A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes, Uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

AGRADECIMENTO:

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES: