21 maio 2015

Inaugurado o Laboratório de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai dar importantes passos para a pesquisa na área de Ciências Farmacêuticas. A Faculdade de Farmácia da Instituição possui agora um novo local para o desenvolvimento de pesquisas. Trata-se do Laboratório de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas (Lacrem). A entrega do laboratório fez parte da programação que marcou a visita, na UFPA, dos membros da Academia Nacional de Farmácia (ANF), e ainda, a posse do professor Wagner Luiz Ramos Barbosa, da Faculdade de Farmácia, como membro acadêmico titular da ANF, nesta sexta-feira, 15, no auditório do Ceamazon-PCT, Campus Profissional da Universidade.

Pela manhã, a programação foi aberta com a palestra “Breve História da Farmácia e da Profissão Farmacêutica”, ministrada pelo professor e membro da ANF, João Paulo Vieira. Em seguida, o professor Lauro Moretto, presidente da ANF, palestrou sobre o empreendedorismo tecnológico em Farmácia e Ciências Farmacêuticas. As palestras ressaltaram para o público algumas informações, como campo de atuação do farmacêutico, produção de medicamentos em nível global e os principais passos dados pelas Ciências Farmacêuticas nos últimos anos.

Em seguida, Lauro Moretto, João Paulo Vieira, Caio Cavalcante, Mateus Souza e Jurandir Beltrão, da ANF, conheceram o Laboratório de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas e os equipamentos adquiridos para a efetivação das pesquisas no laboratório. A visita foi orientada pelo professor Wagner Barbosa e pelos integrantes do Grupo de Pesquisa de Plantas Medicinais (Geplam). Pelo horário da tarde, foi realizada a cerimônia que oficializou a posse do professor Wagner Barbosa como membro acadêmico titular da Academia Nacional de Farmácia. Ainda pela tarde, foram realizados seminários com a apresentação de trabalhos realizados por estudantes de pós-graduação pertencentes ao Geplam.

Pesquisa e serviço – O Lacrem é coordenado pelo professor Wagner Barbosa e foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para desenvolver pesquisa e serviço, via Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), por meio do Projeto Rede de Fitoprodutos da Amazônia (Refitam). O laboratório recebeu novos equipamentos, como três cromatógrafos, dois espectrômetros de massas, um espectrofotômetro de ultravioleta e um sistema de preparação e concentração de extratos de plantas medicinais e vai funcionar em conjunto com os laboratórios de Fitoquímica Ensino (FAFQ-Ens.) e de Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas (LACGIT), da Faculdade de Farmácia.

Difundir conhecimento e estimular a formação de farmacêuticos – O docente Wagner Barbosa tem boas expectativas para as atividades que serão desenvolvidas no Lacrem e sobre seu papel como novo membro da ANF. O professor explica que uma de suas expectativas para o campo das Ciências Farmacêuticas é criar condições para que o curso de Farmácia alcance os objetivos que a academia propõe. Segundo ele, “a expectativa é contribuir para a Universidade, difundindo o conhecimento e estimulando os jovens farmacêuticos a prosseguirem na atividade de pesquisa e da assistência farmacêutica; assim como, estimular a formação de farmacêuticos para a resolução de demandas sociais.”

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Download