24 ago 2018

24/08/2018 – Natal/RN – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual – Inscrições Gratuitas

ABOUT EVENT

DATA, HORÁRIO E LOCAL:

24 de Agosto de 2018 
Horário: 08h30 – 16h30

Local: UFRN – Avenida Senador Salgado filho – Lagoa Nova – N: 3000
Auditório Otto de Brito Guerra, Reitoria – Campus Central

ORGANIZADORES:

DESCRIÇÃO E OBJETIVOS:

Evento com 6 horas de duração tem objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Também como objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

A QUEM SE DESTINA:

Profissionais, dirigentes e colaboradores de empresas do segmento farmacêutico, de órgãos de governo e de instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas, alunos de graduação e de pós graduação em áreas farmacêuticas e afins,  interessados em trabalhar de forma mais efetiva para desenvolver produtos e serviços, assim como promover o acesso a novos produtos, novas tecnologias e serviços na área de saúde, com destaque ao segmento farmacêutico.

PROGRAMA:

  • 08h30-09h00 – Credenciamento
  • 09h00-09h15 – Abertura
  • 09h15-09h30 – Apresentação da Academia Nacional de Farmácia
  • 09h30-10h30 –  O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica
  • 10h30-11h00 – Outorga da “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” a profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins.
  • 11h00 – 11h15 – Intervalo
  • 11h15-12h30 – A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes.
  • 12h30-14h00 – Intervalo
  • 14h00-15h15 – Uso estratégico de patentes e informações patentárias
  • 15h15 -15h30 – Intervalo
  • 15h30-16h30 – Fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos
  • Encerramento.

MINISTRANTES:

Lauro D. Moretto – Farmacêutico-Bioquímico, formado em 1963 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atuou como docente na referida faculdade no período de 1964 a 2008, tendo sido docente das disciplinas Química Analítica Quantitativa, Tecnologia Químico-Farmacêutica e Supervisão da Produção. Mestre em Tecnologia Químico-Farmacêutica e Doutor em Ciências dos Alimentos, também pela FCF-USP. Desenvolveu atividades profissionais em cargos técnicos e de direção de 1961 a 1992 em indústrias farmacêuticas: Johnson & Johnson do Brasil, Instituto de Angeli do Brasil e Boehringer Ingelheim Brasil. Atuou como Vice-Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo no período de 1992 a 2014. É autor de mais de 50 livros e dezenas artigos científicos e de divulgação sobre assuntos de gestão e de temas da regulamentação sanitária. Atuou como membro da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia, como Conselheiro do CNS – Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do CONCEA – Conselho Nacional do Controle da Experimentação Animal do Ministério de Ciência e Tecnologia. Atuou como membro da Comissão Permanente da Farmacopeia Brasileira da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e atualmente é membro do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Atualmente é assessor do Sindusfarma para assuntos regulatórios e educacionais. Atual Presidente da Academia Nacional de Farmácia, da qual é Membro Titular da Cadeira nº 4 desde 2004. Membro do CONIC-FIESP.

Henry J. Suzuki – Farmacêutico-Bioquímico formado em 1993 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolveu atividades profissionais em cargos técnicos e de gerência de 1993 a 2002 no Laboratório Libbs Farmacêutica. Em 2002, fundou a Axonal Consultoria Tecnológica. No período de 2005 a 2009 acumulou a função de Diretor Técnico da Incrementha PD&I (joint venture entre Biolab e Eurofarma para pesquisa, desenvolvimento e inovação). Inventor, com mais de uma dezena pedidos de patentes e desenhos industriais. Ministrou perto de uma centena de minicursos e workshops sobre inovação, propriedade intelectual e informações tecnológicas. Atualmente, além de dirigir a Axonal e atuar em diversos programas de capacitação, é consultor colaborador da Innovallyst LLC (Estados Unidos) e da Questel Consulting (França). Membro Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia desde 2014.

INFORMAÇÕES:

Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas
www.academiafarmacia.org.br
Informações: secretaria@academiafarmacia.org.br

Certificados: Emitidos pela ACFB on line após o evento

APOIADORES:

MANTENEDORES DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL

 

EVENT SPEAKERS

Registration for : 24/08/2018 – Natal/RN – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual – Inscrições Gratuitas

Faça sua inscrição

Share This Event