28 set 2021

ANVISA/MS, SEPEF/MCTIC E CFF, SÃO AGRACIADOS PELA ACFB COM A EDIÇÃO HISTÓRICA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA 1ª FARMACOPEIA BRASILEIRA

LANÇAMENTO  

Em Brasília, no dia 24 de Setembro, véspera do Dia Internacional do Farmacêutico, os Acadêmicos Michel Kfouri Filho (Presidente), Acácio de Souza Lima Filho (Vice-Presidente), Lauro D. Moretto (Secretário Geral e Presidente Emérito) e Pedro Gonçalves de Oliveira, visitaram o Diretor Presidente da ANVISA Dr. Antonio Barra Torres e o Dr. Romilson Rodrigues Mota, e os agraciaram com o Compêndio da Edição Histórica Comemorativa do centenário da 1ª Farmacopeia Brasileira com seus 3 suplementos e uma flâmula da Academia.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA

Os dirigentes da Academia ofertaram às Dras. Flávia Neves Rocha Alves (Presidente do Comitê Gestor da Farmacopeia Brasileira) e Riviane Matos Gonçalves  (Servidora da COFAR),  responsáveis pela atualização da Farmacopeia Brasileira.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA – CFF

Após o ato oficial de lançamento da publicação realizado na Anvisa, os Acadêmicos divulgaram a obra na Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia, com a participação do Presidente, Diretores e Conselheiros Federais.

Na foto: Prof. Dr. Gerson A. Pianetti (Acad. e Conselheiro Federal-MG), Erlandson Uchôa (Secretário Geral do CFF – RR), Pedro Gonçalves Oliveira (Acad.),  Michel Kfouri Filho (Presidente da ACFB), Walter da Silva Jorge João (Acad. e Presidente do CFF), Lauro D. Moretto (Secretário Geral e Presidente da ACFB),  Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do CFF Conselheira Federal-RN), Acácio de Souza Lima Filho (Vice-Presidente da ACFB),  João Samuel Meira (Diretor e Tesoureiro do CFF) e William Peres (Acad. e Conselheiro Federal-RS).

SECRETARIA DE PESQUISA E FORMAÇÃO CIENTÍFICA – MCTIC

Nesta mesma data, os Acadêmicos foram gentilmente recebidos pelo Acad. Marcelo Marcos Morales Secretário de Pesquisa e Formação Científica – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o presentearam com a *Edição Comemorativa da 1ª Farmacopeia Brasileira. 

“A Farmacopeia Brasileira surgiu de um anseio de médicos e de farmacêuticos de ter um código brasileiro de medicamentos. A 1ª edição foi apresentada em 1922 no I Congresso Brasileiro de Farmácia, que após revisão foi publicada em 1926. Rodolpho Albino trabalhou sozinho durante 12 anos para concluir este trabalho, o qual estava transcrito em 2300 páginas por ele datilografadas.

O resgate histórico retrata os esforços de um dos mais brilhantes Presidente s da Associação Brasileira de Farmacêuticos e Patrono de nossa Academia, Rodolpho Albino Dias da Silva, que coloca em relevo o primeiro compêndio de âmbito nacional, contendo a padronização de medicamentos no Brasil. 

O tratamento de cada página foi realizado por um especialista em todo o processo da recuperação da obra.

A impressão contou com o apoio da BiolabFarmacêutica, EyePharma, Farmoterápica, Hypofarma, RD – RaiaDrogasil e da TRB Pharma.

A ACFB preza por preservar a memória histórica das ciências farmacêuticas e suas personalidades.

Clique aqui e assista a produção: 

Os exemplares “Fac-Similar” são numerados, limitados e estão sendo vendidos. Informações: secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br. 

Imprensa: 

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-recebe-edicao-do-centenario-da-farmacopeia-brasileira

https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6511&titulo=ACFB+lan%C3%A7a+edi%C3%A7%C3%A3o+comemorativa+da+Farmacopeia+Brasileira

Youtube