09 nov 2018

09/11/18 – A ACFB/ANF é homenageada em Solenidade Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (09/11), foi realizada a Sessão Solene Comemorativa de 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Compuseram a mesa de honra os Profs. Drs. João Ernesto de Carvalho (Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Primavera Borelli (Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual), Rodney Garcia Rocha (Diretor da Faculdade de Odontologia da USP), Lenira da Silva Costa (vice-Presidente do CFF) e Marcos Machado Ferreira (Presidente do CRF/SP).

Nesta oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia foi condecorada e recebeu a homenagem: “Honra ao Mérito”,  em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento social, cultural e cientifico e pela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP.

O Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente da ACFB/ANF), recebeu a honraria outorgada pela Profa. Dra. Primavera Borelli (Diretora da FCF/USP) e pelo Sr. Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual e 1º Secretário da Alesp).

Num discurso emocionante, o Prof. Lauro D. Moretto agradeceu a gentil homenagem e apresentou a importância do resgate histórico dos 120 anos de ensino farmacêutico realizado pela FCF/USP, o qual está em exposição no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) até o dia 28/02/19, “Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência”, e expôs a relevante contribuição e trajetórias dos pioneiros do setor Prof. João Florentino Meira de Vasconcelos e Cândido Fontoura Vieira, entre outros ilustres farmacêuticos  docentes.

A FCF/USP e a Alesp homenagearam juntamente com a ACFB/ANF, o Conselho Federal de Farmácia – CFF representado neste ato pela Prof. Dra. Lenira da Silva Costa (vice-Presidente),  o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF/SP representado pelo Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente), a Academia Brasileira de Ciências – ABC representada pela Profa. Dra. Maria Ines Rocha Miritello Santoropela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP e a União dos Farmacêuticos – Unifar, representada pelo Prof. Dr.  Luiz Fernando Pellegrino (Presidente) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – Ildeu de Castro Moreira (Diretor). Homenageou também nesta ocasião os ex-Diretores da Universidade e o colaborador mais antigo ainda em atividade.

Prestigiaram o evento os Acadêmicos: Profs. Drs. Michel Kfouri Filho, Carlos Adalberto de Carmargo Sannazzaro, Maria Ines Rocha Miritello Santoro e Acácio Alves de Souza Lima. Também esteve presente no evento o Dr. Pedro Zidói Sdoia.

Os Acadêmicos presentearam o Deputado Luis Fernando Teixeira com o  livro comemorativo “Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil 80 anos – História de Ideais e Conquistas”, a  Farmacopeia Paulista que, publicada em 1917, e a Flâmula.

Novamente registramos nossos agradecimentos a todos que contribuíram e estão contribuindo para que nosso presente, passado e futuro e seja sempre próspero e repleto de realizações.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Diretoria – ACFB/ANF

Download