19 out 2018

Retrospectiva – 19/10/18 – Solenidade de Posses: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva; Anderson de Oliveira Ferreira; Elpídio Nereu Zanchet; Hilton Oliveira dos Santos Filho e Marco Antonio Perino

Numa emocionante noite de sexta-feira, dia 19 de Outubro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada a Sessão Solene de Posse dos Novos Acadêmicos Titulares: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva Anderson de Oliveira Ferreira Elpídio Nereu Zanchet Hilton Oliveira dos Santos Filho Marco Antonio Perino.

Iniciando a Cerimônia foi executado o Hino Nacional pela banda da  Guarda Civil Metropolitana.

A mestre de Cerimônias da Câmara Municipal, Sra. Cecília de Arruda, deu as Boas Vindas aos presentes e convidou o  Dr. Paulo Ferreira – Assessor jurídico da Dra. Edir Sales a representá-la nesta ocasião. Na oportunidade, ele registrou as congratulações, e comentou sobre atuação da Vereadora no setor farmacêutico, expôs a Lei Municipal 16.739, o qual tem como objetivo Facilitar o acesso à vacinação na cidade de São Paulo, permitindo que farmácias possam oferecer o serviço, sem prejudicar a qualidade do atendimento à população. Dr. Paulo também apresentou e o recente Projeto de Lei o qual o CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), deu parecer favorável ao PL 328/2018 que proíbe curso à distância na área da saúde.

Foram convidados a compor a mesa de honra os Acadêmicos presentes na Solenidade: Profs. Drs. João Paulo Silva Vieira – Presidente; Lauro Domingos Moretto – Presidente Emérito; Acácio Alves de Souza Lima Filho – 2º Vice-Presidente; Eduardo Chaves Leal; Secretário Geral ; Henry Jun Suzuki; José Antonio De Oliveira Batistuzzo; Leon Rabinovich – Tesoureiro ; Marco Antônio Stephano – Diretor Social; Márcio Falci; Michel Kfouri Filho; Pedro Eduardo Menegasso; Pedro Zidói Sdoia e Walker Magalhães Lahmann.

 

Nesta oportunidade, o Mestre de Cerimônias agradeceu a presença de todos os presentes e registrou as participações dos Senhores:  Carlos De Souza Andrade – Presidente Da Federação Do Comércio Do Estado Da Bahia – FECOMÉRCIO/BA; Pedro Zidoi Sdoia. Presidente Da – Associação Brasileira Do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA); Humberto De Oliveira Lopes – Vice-Presidente Do Conselho Regional De Farmácia Do Distrito Federal (CRF/DF); Luiz Roberto Queroz  – Vice-Presidente – Abran – Associação Brasileira De Nutrologia (ABRAN); Marli Brasioli – Conselheira Fiscal Efetiva Da Associação Brasileira De Nutrição (ASBRAN); José Amalth Do Espírito Santo – Academia Brasileira De Medicina Militar; Arnaldo Pedace – Gerente De Relações Sindicais Trabalhistas do Sindicato Da Indústria Farmacêutica do Estado De São Paulo.

Os Novos Acadêmicos receberam as congratulações manifestadas por diversas autoridades. Registro

 O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi designado o Mestre de Cerimônia desta solenidade de posse e conduziu o Solenidade.

O Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi convidado a proferir a saudação inicial: 

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados; Minhas Senhoras e meus Senhores, Autoridades; Prezados Acadêmicos presentes. Boa noite a todos!

Que sejam as primeiras palavras desta alocução, de agradecimento e perene gratidão à nossa preclara anfitriã, Vereadora Doutora Edir Salles que, com a fidalguia que denota o jaez do seu feitio solidário, nos acolhe como de praxe, neste magnífico Salão Nobre do Palácio Anchieta.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, prazerosamente, cumprindo o seu desiderato de guardiã e difusora  da Cultura Farmacêutica no País, mais uma vez vem a esta progressista cidade de São Paulo, dar seu testemunho e o seu reconhecimento ao edificante trabalho dos profissionais da saúde, quatro Farmacêuticos e um Médico, que se alteiam em suas lides rotineiras e aos quais daremos posse em nosso sodalício, nesta festiva  noite de gala. E este reconhecimento,  é rotina para nós fazê-lo em solenidade pública, com jactância, em manifestação de regozijo, pois é  justo e perfeito exaltar e tecer loas à jaez do lavor levado a contento por aqueles profissionais que se deixam abarcar no recôndito de suas atividades, desnudando-se dos interesses e vaidades pessoais, envolvendo-se nos sentimentos altruísticos e humanitários, no anelo de ofertar ao seu semelhante uma melhor qualidade de vida, mais promissora e saudável. Para tanto, por fazerem jus a tais similitudes, daremos posse na noite de hoje em nosso cenáculo, ao Doutor Ademir Valério da Silva, ao Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ao Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ao Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho e ao Doutor Marco Antonio Perino, aos quais, em nome de todo Corpo de Acadêmicos, damos as nossas mais cordiais boa vindas. Declaramos aberta esta Sessão Solene de Posse.”

Os Novos Acadêmicos foram conduzidos ao Salão Nobre e aplaudidos de pé pelos convidados e foram oficialmente empossados, após a leitura do Termo de Compromisso:

 

 

 

 

Prometo respeitar e fazer respeitar os princípios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com os meus confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta academia.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto, apresentou os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos Acadêmicos na Academia de Ciências Farmacêuticas do BrasilProfs. Drs. Hilton Oliveira dos Santos Filho e Marco Antonio Perino.

O Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, dando sequência nas apresentações formais, expôs os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos AcadêmicosProf. Dr. Ademir Valério da Silva, Anderson de Oliveira Ferreira e Elpídio Nereu Zanchet.

Assim, reconhecidamente, por suas contribuições no setor da saúde os Novos Acadêmicos ocuparam as respectivas cadeiras publicamente e proferiram vossos discursos de Posse.

– O Doutor Ademir Valério da Silva,  ocupou a Cadeira de número 29, que tem como Patrono o Doutor Virgílio Lucas, da Seção de Farmácia.

– O  Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ocupou a Cadeira de número 27, que tem como Patrono o Doutor Abel Elias de Oliveira, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ocupou a Cadeira de número 16, que tem como Patrono o Doutor Rodolpho Albino Dias da Silva, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho, ocupou a Cadeira de número 44, que tem como Patrono o Doutor Oscar de Souza Vieira, da Seção de Ciências Físicas e   Químicas. 

   – O Doutor Marco Antonio Perino, ocupou a Cadeira de número 47, que tem como Patrono o Doutor Fernando Gross, da Seção de Farmacologia e Higiene.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, através dos Acadêmicos pertencentes ao sodalício, congratulam-se e dão as Boas Vindas aos novos Confrades.

Após a Solenidade foi servido um coquetel de confraternização aos participantes:

Galeria de Fotos: 

Créditos: Francisco Valberto Brasil
Download