13 ago 2018

Retrospectiva – Solenidade Comemorativa 81º Aniversário da ACFB/ANF, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Fotos de Fábio Franci – Clique aqui e veja a galeria

Realizada na noite de 10 de Agosto de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a Solenidade em Comemoração ao 81. Aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi mais um encontro memorável e emocionante, que obteve a participação aproximadamente 130  profissionais do setor da saúde, homenageados e familiares, acadêmicos, apoiadores e mantenedores da Entidade.

A Mestre de Cerimônia da Câmara Municipal, Sra. Cecília de Arruda,  deu as Boas-Vindas a todos, registrou as congratulações enviadas por autoridades governamentais, apresentou as atividades programadas, e nesta ocasião convidou o Presidente da ACFB/ANF, Acadêmico Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, para dar inicio a Sessão Solene.

A mesa de honra que foi composta pelos Ilustres Senhores: Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), Prof. Dr. José Oiticica Moreira (General-De-Brigada Médico Do Exército Brasileiro e atual Diretor do Hospital Central do Exército,  Rio De Janeiro), Dr. João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB/ANF) Dr. Paulo Ferreira (assessor da Vereadora Edir Sales), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF),  Profa. Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do CFF – Conselho Federal de Farmácia, representando o Dr. Walter da Silva Jorge João) e Prof. Dr. Silvano Raia (representando a Academia Nacional de Medicina).

Dr. Paulo Ferreira, assessor jurídico da Dra. Edir Salles, representou-a dando as boas-vindas aos participantes, apresentou as Leis e Projetos de Autoria da Nobre Vereadora, e colocou -se a disposição para auxiliar o Setor da Saúde.

Após a abertura das atividades, foi executado o hino nacional pela banda da Guarda Civil Metropolitana.

O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, em nome de todos os membros da entidade, agradeceu a participação de todos os acadêmicos e convidados presentes e,

Nesta oportunidade, apresentou o convidado especial a proferir a Palestra Magna, o Acadêmico Prof. Dr. Acadêmico Rubens Belfort Junior, Médico, especializado em Oftalmologia, com Mestrado em Microbiologia e Imunologia e  Doutorado em Ciências na Área de Imunologia e Oftalmologia. Ex Fellow da Proctor Foundation da Universidade da Califórnia em São Francisco e Cientista Visitante do National Eye Institute (NIH) e MBA, diversos títulos e condecorações. Atual Presidente da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e Presidente da Associação Pan-americana de Oftalmologia.

Palestra Magna:

O Prof. Dr. Acadêmico Rubens Belfort Junior proferiu a Conferência: “A mutidisciplinaridade e as expectativas possíveis e improváveis na saúde”.

Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas”

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Cardoso Barbosa anunciou a outorga da Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” e apresentou os ilustres homenageados (as).

A diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia deliberou criar em 2018 a medalha comemorativa MÉRITO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, profissionais que atuam em entidades associativas e professores e diretores de instituições de ensino, bem como a autoridades, em reconhecimento às suas relevantes contribuições.

A medalha é uma configuração reduzida da insígnia atual da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. Contém em sua parte central a taça símbolo da Farmácia, circundada pela inscrição Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Academia Nacional de Farmácia e a inscrição Fundada em 13 de agosto de 1937. Está estampada em metal banhado em ouro.

A Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” substitui a comenda Jubileu 75 anos, instituída em 2012 e outorgada no período de 2012-2017.  A diretoria homenageou 20 personalidades das Ciências Farmacêuticas brasileiras. De acordo com os critérios estabelecidos pela Diretoria, os homenageados estão distribuídos em 4 grupos.

Membros de Entidades Associativas Farmacêuticas.

Prof. Dr. ALTAMIRO JOSÉ DOS SANTOS

Profa. Dra. ELENA LUCIA SALES SOUZA

Prof. Dr. ERLANDSON UCHÔA LACERDA

Prof. Dr. GLICÉRIO DINIZ MAIA

Prof. Dr. MARCOS AURÉLIO FERREIRA DA SILVA

Prof. Dr. PAULO ALIGIERI

Diretores e Professores de Instituição de Ensino

Profa. Dra. FLÁVIA VALLADÃO THIESEN

Profa. Dra. MARISE BASTOS STEVANATO

Prof. Dr. SANDRO ROBERTO VALENTINI

Pesquisadores

Prof. Dr. ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAÚJO

Profa. Dra. ALAIDE BRAGA DE OLIVEIRA

Prof. Dr.CARLOS MAGNO RODRIGUES

Prof. Dr.LEANDRO MACHADO ROCHA

Profa. Dra. MIRACY MUNIZ DE ALBUQUERQUE

Autoridades

Prof. Dr. ANTÔNIO ROBERTO ALVES CORRÊA

Prof. Dr. ANTONIO UBALDO VENTURA NEVES DA COSTA

Prof. Dr. JOSÉ OITICICA MOREIRA

Profa. NISIA TRINDADE LIMA

Prof. Dr. VARLEY DIAS SOUSA

MANTENEDORES – Medalhões Comemorativos do jubileu de 50 e de 80 ANOS:

A solenidade seguiu com a outorga dos Medalhões Comemorativos do jubileu de 50 e de 80 ANOS aos Novos Membros Mantenedores da Academia.

Foram convidados os Acadêmicos João Paulo Silva, Vieira, Henry Jun Suzuki e Lauro Domingos Moretto para a outorga do conjunto de medalhas aos representantes dos novos Membros Mantenedores da Academia, na categoria diamante à empresa E.M.S S/A, e na categoria Prata, das empresas DISOTAX, HYPOFARMA e WHEATON DO BRASIL.

Sr. Carlos Nahum – Representando o E.M.S. S/A, Sr. Rui de Souza Cruz – Representando a DISOTAX, Sr. Marcel Garcia da Cunha – Representando a Wheaton Brasil Vidros S.A., Sra. Gina Marcellini – Representando a Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.

COMPÊNDIO – ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL

80 ANOS  – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS

Após a outorga dos Medalhões, o Acadêmico Prof. Dr. Gerson Antonio Pianetti, anunciou o lançamento do Livro Comemorativo e convidou os autores do compêndio “ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL 80 ANOS – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS”, Acadêmicos João Paulo Silva Vieira, Lauro Domingos Moretto e Marco Antonio Stephano, para o lançamento do livro.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto fez a leitura dos agradecimentos registrados no Livro:”O projeto de elaboração do livro comemorativo de 80 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia contou com a colaboração de grande parcela dos próprios acadêmicos que nos forneceram fotos para serem incorporados no compêndio. Resumir todas as atividades de 80 anos em apenas um livro é uma tarefa impossível, razão pela qual foi necessário selecionar apenas alguns registros, aqueles que julgamos mais relevantes, para constarem neste compêndio.  Isso não significa que nosso resgate histórico tenha se esgotado, pois acreditamos que haverá muitas outras oportunidades para se registrar as atividades que não couberam neste volume.

Registramos os agradecimentos ao Jornalista Paulo Carneiro que nos assessorou na concepção e estruturação do conteúdo deste livro e a Jaime Finazzi pela dedicada tarefa de diagramar este compêndio. Queremos registrar nosso especial agradecimento à Raquel Toledo, pelo intenso trabalho de busca e identificação dos registros históricos, bem como pelos incansáveis esforços na seleção de fotografias que ilustram este compêndio. Merece registro de nossa gratidão aos Membros Mantenedores que colaboram com recursos para a sustentabilidade da Academia, bem como às empresas e entidades que nos apoiam com patrocínios de nossas atividades. Como nosso reconhecimento, estão inseridas as logomarcas dos Membros Mantenedores e Apoiadores da Academia.”

Finalizando as atividades programadas, o Presidente da ACFB/ANF Prof. Dr. João Paulo S. Vieira, agradeceu a presença de todos e proferiu o discurso:

“Mais uma vez, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, é recebida com a anuência da Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereadora Edir Salles, com a fidalguia que denota o jaez do seu feitio solidário, nos acolhendo como de praxe, neste magnífico Salão Nobre do Palácio Anchieta, na regozijante noite comemorativa do 81º Aniversário do nosso colendo sodalício.
Dessarte, que sejam as primeiras palavras desta alocução de agradecimento e perene gratidão à nossa preclara anfitriã. 

Nosso cenáculo, como sói acontecer com as instituições que se norteiam nos mesmos princípios filosóficos e doutrinários da primaz Academia do orbe, idealizada por Platão, na vetusta Grécia, no ano 384 a. C., tem sido arauto no apregoamento e difusão das Ciências Farmacêuticas no Brasil, levando a todos os rincões da Pátria com o devido aprestamento, o anelo de cumprir seu desiderato como uma “Sedes sapientiae”… ou seja, Casa da sabedoria.
Fadada a tornar-se um ícone e referência da Farmácia científica nacional, nascida sob a influência astrológica do signo de Leão – do líder, do dominador, do altivo, do criativo e do digno – a Academia tem no perpassar da sua existência congregado profissionais da saúde e cientistas afins, do Brasil e do exterior, participando e promovendo Congressos, Simpósios, Cursos, Palestras e Oficinas, objetivando sempre a difusão das Ciências Farmacêuticas sob todos os níveis, analisando e discutindo os problemas de saúde que acometem a nossa sociedade afligindo a população, especialmente os segmentos menos favorecidos.

E ratificamos que, uma instituição que nasce em meio a tão nobilíssimos, “justos e perfeitos” objetivos espargindo a luz da cultura e do conhecimento, promovendo a coesão entre seus confrades em torno de dignificantes ideais, somente tem uma senda a trilhar – a do sucesso.

Sucesso esse que conta com o respaldo dos nossos Membros Mantenedores e Apoiadores, que têm nos assegurado uma confortável posição de sustentabilidade, aos quais reiteramos nossos efusivos agradecimentos.
– Labor omnia vincit improbus!!!

Crédulos de que “o trabalho perseverante vence tudo”, tem sido este o mote a nos impulsionar no clamor rotineiro das lides, sem nos esfalfar, motivados pelos mesmos anseios que há 81 anos transatos, uma plêiade de cinquenta idealistas Farmacêuticos, numa invernosa noite de 13 de agosto de 1937, na Maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro, nos legaram esta pérola preciosa do patrimônio cultural do País, nossa Academia, testemunha de tantas lutas e glórias em prol das Ciências Farmacêuticas e das ciências da saúde em geral.

Concluindo! Neste átimo, cumpre ainda a esta Presidência tecer loas de agradecimentos a todos os Acadêmicos do silogeu, pelo inconteste apoio e incentivo que temos recebido, em especial dos confrades que compõem a Diretoria que, têm conduzido com responsabilidade e comprometimento o laborioso encargo que lhes foi confiado não medindo esforços no cumprimento das suas tarefas, mesmo com o sacrifício dos seus momentos de vaguear, mas com o desejo de medrar cada vez mais o nome da nossa Instituição num patamar mais relevante,. Muito obrigado, a todos os confrades. – Muito obrigado a todos os presentes. “

Após o discurso todos os presentes foram convidados para o coquetel e confraternização.

Novamente agradecemos os Mantenedores e Apoiadores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, por toda a contribuição.

“Havendo interesse em adquirir o exemplar do Livro ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL 80 ANOS  – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS, solicite através do email: secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br.”

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Em continuidade as Comemorações em prol ao aniversário, no sábado dia 11/08/18, foi realizada a Tradicional Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora de Moema, finalizando as atividades com o almoço de confraternização.

Mantenedores:

Apoiadores:

Download