10 maio 2018

Paraná – Na próxima segunda-feira (14.05), profissionais de destaque serão homenageados com a Láurea “João Florentino de Meira Vasconcellos” durante a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Durante a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, no dia 14 de maio de 2018, será realizada às 10h30 a outorga da  “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas no Estado.

Nesta oportunidade serão homenageados os ilustres Srs. (as): Dennis Armando Bertolini; Everson Augusto Krum; Marcelo Ivan Melek; Marcus Julius Zanon; Mauricio Turkiewicz; Michele Caputo Neto; Mirian Ramos Fiorentin; Nilce Nazareno Da Fonte; Valmir De Santi e as farmacêuticas do LACEN: Alix Sandra Mazzetto; Irina Nastassja Riediger; Mayra Marinho Presibella; Maria Do Carmo Debur.

A Diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e os Acadêmicos congratulam-se antecipadamente com os nobres homenageados.

Sobre a Oficina: Evento em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional e Instituições locais, com 6 horas de duração tem objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Também como objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

Sobre a Láurea: João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu em 1865, na cidade do Pilar, na então província Paraíba do Norte. Diplomou-se em Farmácia em 1886 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de Campinas, São Paulo, com a “Farmácia Meira”, a qual foi transferida posteriormente para a cidade de São Paulo, onde começou a exercer também atividades políticas, seguindo os passos de seu pai. Em 1896 fundou a “Sociedade Farmacêutica”, a qual presidiu com brilhantismo. Essa Sociedade foi a semente da “Escola Livre de Farmácia”, fundada em 12 de outubro de 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, embrião da atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Na “Escola Livre de Farmácia” foi Professor Catedrático de “Farmácia: Teoria e Prática”. Foi pesquisador e publicou o livro “Elementos de Farmácia”. Outro fato digno de nota, entre tantas realizações do Prof. Meira de Vasconcellos, foi sua participação ativa na organização e promoção da “Farmacopéia Paulista”, oficializada em 31 de maio de 1917, trabalhando incansavelmente pela sua adoção no Estado de São Paulo.

Programa e Inscrições: Clique aqui 

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES:

Inscrições