26 mar 2015

Academia Nacional de Farmácia realiza sessão em Aracaju

O evento foi realizado no Museu da Gente Sergipana

Academia Nacional de Farmácia realiza sessão solene em Aracaju (Foto: CRF)

A Conselheira Federal por Sergipe, Vanilda Oliveira Aguiar e o presidente da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Wellington Barros da Silva foram empossados como novos membros da Academia Nacional de Farmácia. O evento foi realizado no Museu da Gente Sergipana.

A cerimônia que aconteceu pela primeira vez em Sergipe, relembrou a trajetória profissional dos novos acadêmicos, além do resgate da história da Academia, instituição de 75 anos de idade, que reúne profissionais de inúmeras áreas, e de inúmeras contribuições para o conhecimento das Ciências Farmacêuticas. A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Rosa de Lourdes Faria Mariz, disse que foi um momento histórico para a categoria no Estado.

O presidente da Academia Nacional de Farmácia, Lauro Moretto, disse esperar que o exemplo da Academia sirva para estimular e fomentar vocações da profissão farmacêutica.

“Foi uma enorme satisfação e uma surpresa encontrar uma terra bonita, com um pessoal muito culto, e uma tradição fora da série. Somos guardiões da história da farmácia no Brasil, e temos um compromisso de desenvolver a ciência farmacêutica no seu todo, e estimular os jovens a participar dessa profissão que tanta contribuição tem dado ao povo brasileiro. Esperamos que o nosso exemplo sirva para estimular, e acima de tudo, fomentar, e desenvolver vocações na direção da profissão farmacêutica. O ser humano sofre muito, por causas econômicas ou sociais, mas o farmacêutico não enxerga essas diferenças, ele só tem a preocupação de atender aqueles que necessitam dos medicamentos e de seus serviços. O Nosso papel é desenvolver as ciências farmacêuticas do Brasil, contribuindo para os processos de inovação, resgatando aqueles que fizeram e deram sua contribuição científica para que sirvam de modelo e exemplo aos outros”, disse Moretto parabenizando os novos acadêmicos por representarem Sergipe.

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli, disse estar muito satisfeito por participar deste momento histórico por ver uma área tão crucial como a Farmácia ter dois profissionais recebendo mérito de tal importância profissional.

Novos acadêmicos

Segundo Wellington Barros a distinção de ter sido homenageado pela Academia Nacional de Farmácia, com a indicação para ocupar a cadeira de número vinte, do príncipe dos poetas Alberto de Oliveira, além de ter representado uma grata surpresa lhe encheu de orgulho. Fiquei muito orgulhoso principalmente pelo fato de que, ao lado da minha companheira, a Dra. Vanilda, Sergipe passa a ter os seus primeiros acadêmicos da Academia Nacional de Farmácia, então é motivo de muita alegria, mas também motivo de muita responsabilidade, porque nós temos um papel a desempenhar dentro da Academia, que é levar as questões acadêmicas da Farmácia e da profissão do estado em âmbito nacional, e como é o papel da Academia Nacional, preservar também a tradição científica da Farmácia, porque é para isso que existe a Academia Nacional de Farmácia”, destacou.

A conselheira Federal, Vanilda Aguiar disse que foi uma honra receber a notícia da indicação para ocupar uma vaga na com a cadeira número 61 da Seção de Ciências Naturais. “Esta satisfação é revestida de imensa responsabilidade por ter como patrono o Dr. Heitor Pinto da Luz e Silva, que tanto fez pela Farmácia brasileira. Como dizia a poetiza Cora Coralina “Quebrando pedras e plantando flores”, minha trajetória sempre foi pautada em atos de vida na fé inalienável, deixando para traz as mais difíceis barreiras que a vida nos impõe, e construindo uma caminhada regada de ética, perseverança e valores familiares. Continuarei a minha luta permanente, agora como acadêmica, e junto com os demais membros da Academia Nacional de Farmácia, pela valorização do farmacêutico brasileiro e em prol da melhoria da saúde do povo brasileiro”, ressaltou Vanilda.



Fonte: CRF/SE

Download