19 mar 2023

Biominas e Academia de Ciencias Farmacêuticas do Brasil estabelecem parceria

Em 5 de março de 2023 foi firmado o Memorando de Entendimento entre a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e a Fundação Biominas (Biominas), que estabeleceu um acordo de cooperação no sentido de promover e incentivar projetos de pesquisas no campo da biodiversidade brasileira. Estas atividades serão desenvolvidas no escopo da InovafitoBrasil, gerida e coordenada pela Biominas.

A ACFB e a Fundação Biominas, conscientes de suas responsabilidades no sentido de estimular e contribuir para o desenvolvimento de insumos e produtos para a saúde no Brasil, estabeleceram no Memorando de Entendimentos alguns mecanismos que potencializarão as inciativas próprias no campo da exploração dos recursos da biodiversidade brasileira.

A partir de 2023, a ACFB, organizadora do Prêmio Pio Correa de Inovação da Biodiversidade Farmacêutica do Brasil poderá utilizar a plataforma da InovaFito como ferramenta oficial de análise das pesquisas que participarem do referido concurso, bem como de outras iniciativas inovadoras.

A Plataforma lnovafitoBrasil é uma parceria entre o Grupo Centroflora e a Fiocruz, desenvolvido pelo Instituto Stela com o apoio da Biominas, Abifina e FINEP. A ACFB ocupará 2 (duas) cadeiras no board científico do projeto.

Os presidentes Michel Kfouri Filho da Academia de Ciências Farmacêuticas e Eduardo Emrich da Fundação Biominas acreditam que esta parceria fortalecerá o ecossistema de inovação nos ramos de insumos e medicamentos e muito especialmente daqueles oriundos da Biodiversidade brasileira.