15 mar 2022

21.03.2022 – Inscreva-se na Palestra “Substância natural licnofolida em nanocápsulas poliméricas cura infecções agudas e crônicas de Trypanosoma cruzi resistente ao tratamento” com a palestrante Acad. Marta de Lana e moderação da Acad. Leonardo Teixeira

O tratamento da doença de Chagas (DC) permanece negligenciado e apresenta baixa eficácia terapêutica e toxicidade, o que justifica a procura de novas substâncias mais ativas e menos tóxicas, e que levem a cura principalmente de pacientes na fase crônica da doença. Nosso grupo tem trabalhado na avaliação da substância natural licnofolida (LIC), uma lactona sesquiterpênica, como uma nova opção terapêutica para o tratamento da DC. Sendo a LIC de baixa solubilidade aquosa e lipofílica, nossa estratégia foi utilizar nanocápsulas poliméricas biodegradáveis (NC), LIC-PCL-NC e LIC-PLA-PEG-NC, em formulações para uso endovenoso e oral. Elas foram de pequenas dimensões, esféricas, de aproximadamente 100 a 200nm, polidispersas e heterogêneas e monodispersas e homogêneas, respectivamente. As porcentagens de recuperação de LIC das formulações foram 99,8 e 103,8% em HPLC-DAD e espectrômetro UV, respectivamente, e a porcentagem de encapsulamento de LIC em PEG-PLA-NC foi superior a 90%. A associação de LIC com as NC aumentou a sua estabilidade, controlou sua liberação no plasma e resultou em um perfil farmacocinético melhorado, aumentando em 16 vezes a exposição corporal da LIC-PLA-PEG-NC. Esta formulação protegeu os cardiomiócitos da toxicidade, reduziu as disfunções eletrocardiográficas e ecocardiográficas em camundongos tratados, reduziu significativamente as alterações da progressão do ciclo celular, a genotoxicidade, a produção de ROS e a apoptose celular. Ao avaliarmos a eficácia de LIC-NC em camundongos infectados com cepas de T. cruzi de diferentes níveis de resistência aos fármacos usuais nifurtimox (NF) e bensznidazol (BZ), foi observado que LIC-PLA-PEG-NC sempre apresentou melhores índices de cura que as LIC-PCL-NC em animais tratados nas fases aguda (FA) e crônica (FC) da infecção. Camundongos tratados com LIC-PLA-PEG-NC 12mg/kg/dia apresentaram 100% de cura na FA e FC quando infectados por cepa de T. cruzi resistente ao NF e BZ, avaliados por HC, PCR, ELISA, qPCR e histopatologia. Este tratamento gerou uma patente.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

Palestra: “Substância natural licnofolida em nanocápsulas poliméricas cura infecções agudas e crônicas de Trypanosoma cruzi resistente ao tratamento”

Data: 21/03/2022
Horário: das 18h00 às 19h30 pela plataforma Zoom

Descrição

18h00 – Abertura
18h05 – Apresentação: “Substância natural licnofolida em nanocápsulas poliméricas cura infecções agudas e crônicas de Trypanosoma cruzi resistente ao tratamento”
Palestrante: Acad. Marta de Lana
18h50 – Sessão de perguntas e respostas
Moderadora: Acad. Leonardo Teixeira
19h30 – Encerramento

Palestrante: Marta de Lana

Profa. Emérita e Voluntária da UFOP, Membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, bolsista 1B do CNPq, Graduada em Farmácia/Análises Clínicas, Mestrado e Doutorado em Parasitologia pela UFMG; Pós-Doutorado no Institute de la Recherche pour le Dévelopment (IRD), Fr.  Foi Profa. Titular de Parasitologia Clínica da Escola de Farmácia, Membro titular dos Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas (NUPEB) e Ciências Farmacêuticas (CiPHARMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro das Câmaras de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia (CBB) e da Câmara de Saúde (CDS) da FAPEMIG, Chefe do Biotério Central da UFOP (1998 a 2009) e Vice-Diretora da Escola de Farmácia (1985-1989; 1997-2001), Diretora da Escola de Farmácia da UFOP (2009-2013), Coordenadora Institucional pela UFOP das REDES Mineira de Bioterismo e REDE de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Insumos e Produtos Terapêuticos. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente em biologia de Trypanosoma cruzi, modelo cão para o estudo da doença de Chagas, quimioterapia da doença de Chagas, epidemiologia molecular do T. cruzi, clínica e terapêutica da doença de Chagas humana, epidemiologia e controle da doença de Chagas. É membro do Corpo Editotial de três revistas científicas, Topic Editor de Pharmaceutics, Revisora de 28 revistas científicas. Homepage CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4257306673350065

Moderador: Leonardo Teixeira

Download