01 fev 2018

JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA BATISTUZZO

Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialista em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag. Assessor Técnico e Científico das Farmácias Byofórmula, Empório Magistral e Ophthalmos. Professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Farmácia Magistral da Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz. Membro do Comitê de Produtos Magistrais e Oficinais da Farmacopeia Brasileira. Membro da Diretoria Técnica da Anfarmag desde 1999. Autor do livro “Formulário Médico-Farmacêutico” em sua 4ª Edição (2011) Editora Pharmabooks, em coautoria com Masayuki Itaya e Yukiko Eto. Autor do livro “Formulações Magistrais em Oftalmologia” editado pela Editora Cultura Médica em 2006, em coautoria com Acácio Alves de Souza Lima Filho. Coautor do livro “Fundamentos de Toxicologia” 4ª Edição (2014) Editora Atheneu São Paulo, de autoria de Seizi Oga e em coautoria com Márcia Maria de Almeida Camargo.

José Antonio de Oliveira Batistuzzo e Lauro Domingos Moretto

José Antonio de Oliveira Batistuzzo e sua netinha Sophia

João Paulo Vieira, Celso Caricatti, Michel Kfouri Filho, Caio Romero Cavalcanti, Marco Antônio Stephano, Lauro Domingos Moretto, Maria Isabel de Almeida Prado, Dagoberto de Castro Brandão, Ezequiel Paulo Viriato, José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Paulo Roberto Miele, Acácio Alves de Souza Lima Filhos, Gustavo Baptista Éboli.

Discurso de posse como Membro Titular na Academia Nacional de Farmácia

Senhor Presidente da Academia Nacional de Farmácia, Prof. Dr. Lauro Domingos Moretto, em nome do qual saúdo todas as autoridades e Acadêmicos presentes;
Dr. Joao Paulo Vieira, Acadêmico orador;
Colegas Farmacêuticos;
Meus amigos;
Minha família.

Estou muito feliz e muito honrado por ter sido indicado e aceito para ocupar a cadeira número 18 da Academia Nacional de Farmácia, que tem como patrono Vicente Werneck Pereira da Silva.

Recebi a indicação para Acadêmico Titular através dos Acadêmicos Dr. Paulo Roberto Miele e Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho.

Agradeço, lisonjeado, e prometo honrar tal distinção.

Parabenizo também, a Dra. Maria Isabel de Almeida Prado e o Dr. Ezequiel Paulo Viriato neste momento em que compartilhamos a Cerimônia de Posse como membros titulares da Academia Nacional de farmácia.

Agradeço pelas palavras do Presidente da Academia, Dr. Lauro Domingos Moretto, e ao Acadêmico Dr. João Paulo Vieira, pela saudação.

Vicente Werneck Pereira da Silva nasceu em 6 de março de 1858, no município de Vassouras, estado do Rio de Janeiro. Fez o curso de Farmácia na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro onde se estabeleceu com o Laboratório e Drogaria Werneck, a Rua dos Ourives (hoje Miguel Couto).

Vicente Werneck é do tempo das antigas Farmácias Magistrais, que ser tornaram embriões da indústria farmacêutica. No Brasil, foi pioneiro da Indústria Farmacêutica Nacional junto com farmacêuticos de renome como os irmãos João Bernardo e José Antonio Granado (Casa Granado), João Gomes Xavier (Laboratório Xavier), Francisco de Moura Brasil, famoso pelo colírio Moura Brasil, Cândido Fontoura da Silveira, fabricante do famoso Biotônico Fontoura, Luís Eduardo da Silva Araújo, fabricante do vinho reconstituinte Silva Araújo, e Orlando Rangel, entre outros.

Escreveu diversas publicações, entre elas “Pela Indústria Nacional” Rio de Janeiro, 1896; “Medicina simplificada e ao alcance de todos com os preparados espeçiaes da casa V. Werneck & Comp”. Rio de Janeiro, 1896 e “Do exame da urina e seu valor semiológico”, Rio de Janeiro, 1898, trabalho esse que lhe valeu o ingresso como membro titular na Academia Nacional de Medicina, em 17 de novembro de 1898.

Espero honrar meu patrono e meus antecessores nessa cadeira, como o Dr. Mauro Ferreira Leal, agora acadêmico emérito dessa Academia.

Não poderia encerrar sem fazer meus agradecimentos; são tantos que passaria horas relembrando meu passado e agradecendo a todos que cruzaram os meus caminhos.